TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzybowski, Candido
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/413
Resumo: A globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania: de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã: e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis. Palavras-chave: TICs, Cidadania, Igualdade, Liberdade. TICs at the Service of the Pedagogy of Dialogue and the Practice of Freedom in Education Abstract Globalization controls the world and makes us, all people and all inhabitants, interdependent in planetary terms. Any reflection on education and ICT cannot be separated from citizenship - ethical principles of democracy such as freedom, equality, diversity, solidarity and citizen participation: nor from the greatest challenges that humanity must face in the search for organization of the economy / market and power / state for the sustainability of life and the planet. ICT, like any technology and invention, are a social dispute field. Democratize them is an ethical imperative, therefore, the widest and most inclusive access to them, fighting the digital exclusion that is still prevailing among us, it can be a mean of democratizing the society we have. But there is a big potential in new ICT for the sustainability of life and the planet, also important for schools. This is the horizon of ICT in education: to be liberating, participatory and sustainable tools. Keywords: ICT; Citizenship; Equality; Freedom.
id CECIERJ_fa3d58444e6d712ae02e4a0a1194c0bb
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/413
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na EducaçãoA globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania: de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã: e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis. Palavras-chave: TICs, Cidadania, Igualdade, Liberdade. TICs at the Service of the Pedagogy of Dialogue and the Practice of Freedom in Education Abstract Globalization controls the world and makes us, all people and all inhabitants, interdependent in planetary terms. Any reflection on education and ICT cannot be separated from citizenship - ethical principles of democracy such as freedom, equality, diversity, solidarity and citizen participation: nor from the greatest challenges that humanity must face in the search for organization of the economy / market and power / state for the sustainability of life and the planet. ICT, like any technology and invention, are a social dispute field. Democratize them is an ethical imperative, therefore, the widest and most inclusive access to them, fighting the digital exclusion that is still prevailing among us, it can be a mean of democratizing the society we have. But there is a big potential in new ICT for the sustainability of life and the planet, also important for schools. This is the horizon of ICT in education: to be liberating, participatory and sustainable tools. Keywords: ICT; Citizenship; Equality; Freedom.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/41310.18264/eadf.v6i1.413EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/413/169Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrzybowski, Candido2020-01-18T11:08:30ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
title TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
spellingShingle TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
Grzybowski, Candido
title_short TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
title_full TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
title_fullStr TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
title_full_unstemmed TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
title_sort TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
author Grzybowski, Candido
author_facet Grzybowski, Candido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzybowski, Candido
description A globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania: de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã: e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis. Palavras-chave: TICs, Cidadania, Igualdade, Liberdade. TICs at the Service of the Pedagogy of Dialogue and the Practice of Freedom in Education Abstract Globalization controls the world and makes us, all people and all inhabitants, interdependent in planetary terms. Any reflection on education and ICT cannot be separated from citizenship - ethical principles of democracy such as freedom, equality, diversity, solidarity and citizen participation: nor from the greatest challenges that humanity must face in the search for organization of the economy / market and power / state for the sustainability of life and the planet. ICT, like any technology and invention, are a social dispute field. Democratize them is an ethical imperative, therefore, the widest and most inclusive access to them, fighting the digital exclusion that is still prevailing among us, it can be a mean of democratizing the society we have. But there is a big potential in new ICT for the sustainability of life and the planet, also important for schools. This is the horizon of ICT in education: to be liberating, participatory and sustainable tools. Keywords: ICT; Citizenship; Equality; Freedom.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/413
10.18264/eadf.v6i1.413
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/413
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i1.413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/413/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567945015296