Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Robson Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bairral, Marcelo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356
Resumo: Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou aspectos da formação inicial em Matemática no Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Paracambi-RJ. Exemplifica sucintamente diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma e reflete sobre possíveis formas de promover interação entre licenciandos em Matemática. Ilustra acessos em três disciplinas (Matemática Discreta, Pré-Cálculo e Instrumentação no Ensino de Geometria (IEG)) obtidos por meio do histórico de entradas no ambiente no período de julho a dezembro de 2013. Identifica momentos específicos nos quais os licenciandos utilizam as ferramentas comunicativas para estabelecer contato com professores, tutores e colegas de curso, seja para sanar dúvidas, realizar ou postar atividades. Esses momentos estão concentrados nos períodos de avaliação, sendo uma exceção a disciplina IEG, na qual se detectou um acesso mais regular e indícios que sugerem maior interação no ambiente virtual da disciplina.Palavras-chave: Educação a Distância, Plataforma Cederj, Licenciatura em Matemática, interação.  Access or Interact? An Analysis of Undergraduate Courses of the Prospective Mathematics Teachers at CEDERJAbstract This article is part from a master's degree research that analyzed aspects of prospective mathematics teachers at the Polo Cederj in Paracambi-RJ. It briefly describes various tools available on the platform and reflects on ways to promote interaction among undergraduates students in Mathematics. It illustrates the access in three subjects (Discrete Mathematics, Pre-Calculus and Didactic of Geometry (DG)) obtained through the log access in the virtual environment in the period from July to December, 2013. It identifies specific times in which prospective teachers seek the tools and use them to make contact with teachers, tutors and fellow course, is to clarify doubt, perform or post activities. These moments are concentrated in the periods of assessment, as an exception to DG subject, in which were found more regular access and evidence to suggest more interaction within virtual environment of course.Keywords: Distance Education, Cederj platform, Undergraduate Mathematics Courses, interaction.
id CECIERJ_fb7198ff7ae7410e3d82a35e7a107d21
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/356
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no CederjEste artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou aspectos da formação inicial em Matemática no Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Paracambi-RJ. Exemplifica sucintamente diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma e reflete sobre possíveis formas de promover interação entre licenciandos em Matemática. Ilustra acessos em três disciplinas (Matemática Discreta, Pré-Cálculo e Instrumentação no Ensino de Geometria (IEG)) obtidos por meio do histórico de entradas no ambiente no período de julho a dezembro de 2013. Identifica momentos específicos nos quais os licenciandos utilizam as ferramentas comunicativas para estabelecer contato com professores, tutores e colegas de curso, seja para sanar dúvidas, realizar ou postar atividades. Esses momentos estão concentrados nos períodos de avaliação, sendo uma exceção a disciplina IEG, na qual se detectou um acesso mais regular e indícios que sugerem maior interação no ambiente virtual da disciplina.Palavras-chave: Educação a Distância, Plataforma Cederj, Licenciatura em Matemática, interação.  Access or Interact? An Analysis of Undergraduate Courses of the Prospective Mathematics Teachers at CEDERJAbstract This article is part from a master's degree research that analyzed aspects of prospective mathematics teachers at the Polo Cederj in Paracambi-RJ. It briefly describes various tools available on the platform and reflects on ways to promote interaction among undergraduates students in Mathematics. It illustrates the access in three subjects (Discrete Mathematics, Pre-Calculus and Didactic of Geometry (DG)) obtained through the log access in the virtual environment in the period from July to December, 2013. It identifies specific times in which prospective teachers seek the tools and use them to make contact with teachers, tutors and fellow course, is to clarify doubt, perform or post activities. These moments are concentrated in the periods of assessment, as an exception to DG subject, in which were found more regular access and evidence to suggest more interaction within virtual environment of course.Keywords: Distance Education, Cederj platform, Undergraduate Mathematics Courses, interaction.Fundação Cecierj2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/35610.18264/eadf.v6i3.356EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356/215Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Robson MarquesBairral, Marcelo Almeida2020-01-18T10:56:16ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
title Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
spellingShingle Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
de Souza, Robson Marques
title_short Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
title_full Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
title_fullStr Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
title_full_unstemmed Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
title_sort Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
author de Souza, Robson Marques
author_facet de Souza, Robson Marques
Bairral, Marcelo Almeida
author_role author
author2 Bairral, Marcelo Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Robson Marques
Bairral, Marcelo Almeida
description Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou aspectos da formação inicial em Matemática no Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Paracambi-RJ. Exemplifica sucintamente diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma e reflete sobre possíveis formas de promover interação entre licenciandos em Matemática. Ilustra acessos em três disciplinas (Matemática Discreta, Pré-Cálculo e Instrumentação no Ensino de Geometria (IEG)) obtidos por meio do histórico de entradas no ambiente no período de julho a dezembro de 2013. Identifica momentos específicos nos quais os licenciandos utilizam as ferramentas comunicativas para estabelecer contato com professores, tutores e colegas de curso, seja para sanar dúvidas, realizar ou postar atividades. Esses momentos estão concentrados nos períodos de avaliação, sendo uma exceção a disciplina IEG, na qual se detectou um acesso mais regular e indícios que sugerem maior interação no ambiente virtual da disciplina.Palavras-chave: Educação a Distância, Plataforma Cederj, Licenciatura em Matemática, interação.  Access or Interact? An Analysis of Undergraduate Courses of the Prospective Mathematics Teachers at CEDERJAbstract This article is part from a master's degree research that analyzed aspects of prospective mathematics teachers at the Polo Cederj in Paracambi-RJ. It briefly describes various tools available on the platform and reflects on ways to promote interaction among undergraduates students in Mathematics. It illustrates the access in three subjects (Discrete Mathematics, Pre-Calculus and Didactic of Geometry (DG)) obtained through the log access in the virtual environment in the period from July to December, 2013. It identifies specific times in which prospective teachers seek the tools and use them to make contact with teachers, tutors and fellow course, is to clarify doubt, perform or post activities. These moments are concentrated in the periods of assessment, as an exception to DG subject, in which were found more regular access and evidence to suggest more interaction within virtual environment of course.Keywords: Distance Education, Cederj platform, Undergraduate Mathematics Courses, interaction.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356
10.18264/eadf.v6i3.356
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i3.356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356/215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567885246464