ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86 |
Resumo: | Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica. |
id |
CECIERJ_fbe57d2863763539af92ecc5aa0ce03b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/86 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORESPressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica.Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/8610.18264/eadf.v3i1.86EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/42https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/43Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Silva, Fábio Adriano2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
title |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
spellingShingle |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES Santos da Silva, Fábio Adriano |
title_short |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
title_full |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
title_fullStr |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
title_sort |
ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES |
author |
Santos da Silva, Fábio Adriano |
author_facet |
Santos da Silva, Fábio Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos da Silva, Fábio Adriano |
description |
Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86 10.18264/eadf.v3i1.86 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v3i1.86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/42 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013) EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013) EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253788274360320 |