ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos da Silva, Fábio Adriano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86
Resumo: Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica.
id CECIERJ_fbe57d2863763539af92ecc5aa0ce03b
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/86
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORESPressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica.Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/8610.18264/eadf.v3i1.86EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/42https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/43Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Silva, Fábio Adriano2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
title ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
spellingShingle ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
Santos da Silva, Fábio Adriano
title_short ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
title_full ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
title_fullStr ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
title_full_unstemmed ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
title_sort ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÁMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES
author Santos da Silva, Fábio Adriano
author_facet Santos da Silva, Fábio Adriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos da Silva, Fábio Adriano
description Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1: leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86
10.18264/eadf.v3i1.86
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/42
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/86/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253788274360320