Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marilene Santana dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Dinamara P
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507
Resumo: O presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem.  Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract  This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects 
id CECIERJ_fddd2febbf53cee00631c5dfd8844547
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/507
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativosO presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem.  Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract  This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/50710.18264/eadf.v7i2.507EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507/254Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marilene Santana dos SantosMachado, Dinamara P2020-01-18T10:40:22ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
title Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
spellingShingle Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
Garcia, Marilene Santana dos Santos
title_short Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
title_full Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
title_fullStr Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
title_full_unstemmed Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
title_sort Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
author Garcia, Marilene Santana dos Santos
author_facet Garcia, Marilene Santana dos Santos
Machado, Dinamara P
author_role author
author2 Machado, Dinamara P
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marilene Santana dos Santos
Machado, Dinamara P
description O presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem.  Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract  This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507
10.18264/eadf.v7i2.507
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348682534912