Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507 |
Resumo: | O presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects |
id |
CECIERJ_fddd2febbf53cee00631c5dfd8844547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/507 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativosO presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/50710.18264/eadf.v7i2.507EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507/254Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marilene Santana dos SantosMachado, Dinamara P2020-01-18T10:40:22ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
title |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
spellingShingle |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos Garcia, Marilene Santana dos Santos |
title_short |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
title_full |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
title_fullStr |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
title_full_unstemmed |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
title_sort |
Protagonismo na aprendizagem de línguas pelo uso de aplicativos |
author |
Garcia, Marilene Santana dos Santos |
author_facet |
Garcia, Marilene Santana dos Santos Machado, Dinamara P |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Dinamara P |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marilene Santana dos Santos Machado, Dinamara P |
description |
O presente artigo representa parte de pesquisa realizada em nível de pós-doutorado entre 2014 e 2016, cujo objetivo principal foi, a partir de diferentes perspectivas de análise, levantar e discutir os diferenciais de aprendizagem de línguas por meio do uso de aplicativos. Uma dessas perspectivas é tratada neste artigo, por meio dela apontam-se especificamente alguns resultados da análise qualitativa realizada em quatro aplicativos, visando avaliar as soluções de design, das atividades propostas, das interfaces, das formas de usabilidade, de estímulo à aprendizagem e ferramentas, entre outros aspectos, sinalizando para competências e habilidades necessárias aos aprendizes para o protagonismo na aprendizagem. Palavras-chave: Aplicativos, Aprendizagem autônoma, Mobile-learning, Aprendizagem híbrida, Objetos de aprendizagem mobile.Protagonism in Languages Learning through the Use of ApplicationsAbstract This article is an excerpt from a postdoctoral research study, between 2014 and 2016, which the main objective was, from different perspectives of analysis, to raise and discuss the differentials of language learning through the use of apps. One of these perspectives is presented in this article, which specifically identifies some results of the qualitative analysis carried out in four applications, aiming at evaluating design solutions, proposed activities,interfaces, usability forms, learning stimulus, learning tools, among otheraspects, signaling to the skills and abilities of the apprentices necessary for the protagonism in the learning.Keywords: Applications, Autonomous learning, Mobile-learning, Hybrid learning, Digital learning objects |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507 10.18264/eadf.v7i2.507 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v7i2.507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/507/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017) EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017) EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316348682534912 |