O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199435 |
Resumo: | A presente Monografia aborda o uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, descreve uma investigação orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública? Nesse contexto, o objetivo do trabalho é compreender como o uso desse aplicativo pode contribuir para a aprendizagem da Língua Portuguesa. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam novas práticas pedagógicas, Tecnologias Digitais em Educação e uso do aplicativo WhatsApp na Educação. Para atender a expectativa do trabalho, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, na qual participaram alunos de uma turma de Ensino Médio de uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma prática pedagógica de Língua Portuguesa mediada pelo uso do aplicativo WhatsApp. Os instrumentos de coleta de dados foram, a saber: observações do professor pesquisador e autor dessa Monografia, análise das interações dos alunos no aplicativo WhatsApp e questionário semiestruturado respondido pelos alunos. Como contribuição, observou-se que o aplicativo WhatsApp se torna aliado da educação, pois desperta no estudante total interesse em realizar tarefas, pelo fato de ter em suas mãos recursos tecnológicos que lhe dão total suporte para as praticas pedagógicas propostas. Desse modo, a pesquisa desenvolvida identificou que o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_e2e554e28099f178d1a70339f0d12de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199435 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Godoi, AlessandroFuck, Rafael Schilling2019-09-19T03:44:34Z2018http://hdl.handle.net/10183/199435001101391A presente Monografia aborda o uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, descreve uma investigação orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública? Nesse contexto, o objetivo do trabalho é compreender como o uso desse aplicativo pode contribuir para a aprendizagem da Língua Portuguesa. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam novas práticas pedagógicas, Tecnologias Digitais em Educação e uso do aplicativo WhatsApp na Educação. Para atender a expectativa do trabalho, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, na qual participaram alunos de uma turma de Ensino Médio de uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma prática pedagógica de Língua Portuguesa mediada pelo uso do aplicativo WhatsApp. Os instrumentos de coleta de dados foram, a saber: observações do professor pesquisador e autor dessa Monografia, análise das interações dos alunos no aplicativo WhatsApp e questionário semiestruturado respondido pelos alunos. Como contribuição, observou-se que o aplicativo WhatsApp se torna aliado da educação, pois desperta no estudante total interesse em realizar tarefas, pelo fato de ter em suas mãos recursos tecnológicos que lhe dão total suporte para as praticas pedagógicas propostas. Desse modo, a pesquisa desenvolvida identificou que o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio.This monograph discusses the use of the WhatsApp application in the learning of the Portuguese language. To do so, it describes an investigation guided by the following research problem: how does the use of the WhatsApp application contribute to the learning of the Portuguese language by high school students of a public school? Thus, the general objective of the research was to understand how the use of this application can contribute to the learning of the Portuguese Language. The theoretical framework was supported by authors who discuss new pedagogical practices, Digital Technologies in Education and use of the WhatsApp application in Education. In order to respond to the research problem and to meet its objectives, a qualitative research was developed, in which students from a high school class from a public school, located in the interior of Rio Grande do Sul, participated. The data collect occurred in the context of a pedagogic practice of Portuguese Language mediated by the use of the WhatsApp application. The data collection instruments were: observations of the research professor and author of this monograph, analysis of the interactions of the students in the WhatsApp application and semi-structured questionnaire answered by the students. As results, it was observed that the WhatsApp application becomes an ally of education, since it arouses in the student total interest in accomplishing tasks, by having in his hands technological resources that give him full support for the pedagogical practices proposed. Thus, the research developed identified that the use of the WhatsApp application contributes to the learning of the Portuguese Language by high school students.application/pdfporTecnologia digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Práticas pedagógicasEnsino e aprendizagemWhatsAppDigital TechnologiesTeaching and Learning of the Portuguese LanguagePedagogical practicesO uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101391.pdf.txt001101391.pdf.txtExtracted Texttext/plain93467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199435/2/001101391.pdf.txt4c00072d49d98fb1b5d04798298f0081MD52ORIGINAL001101391.pdfTexto completoapplication/pdf1279783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199435/1/001101391.pdfc97081d35d877ea775684c703ca7723bMD5110183/1994352019-09-20 03:46:49.446595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:46:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
title |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
spellingShingle |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa Godoi, Alessandro Tecnologia digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Práticas pedagógicas Ensino e aprendizagem Digital Technologies Teaching and Learning of the Portuguese Language Pedagogical practices |
title_short |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
title_full |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
title_fullStr |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
title_sort |
O uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa |
author |
Godoi, Alessandro |
author_facet |
Godoi, Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Alessandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
contributor_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Práticas pedagógicas Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologia digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Práticas pedagógicas Ensino e aprendizagem Digital Technologies Teaching and Learning of the Portuguese Language Pedagogical practices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
WhatsApp Digital Technologies Teaching and Learning of the Portuguese Language Pedagogical practices |
description |
A presente Monografia aborda o uso do aplicativo WhatsApp na aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, descreve uma investigação orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública? Nesse contexto, o objetivo do trabalho é compreender como o uso desse aplicativo pode contribuir para a aprendizagem da Língua Portuguesa. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam novas práticas pedagógicas, Tecnologias Digitais em Educação e uso do aplicativo WhatsApp na Educação. Para atender a expectativa do trabalho, desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, na qual participaram alunos de uma turma de Ensino Médio de uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma prática pedagógica de Língua Portuguesa mediada pelo uso do aplicativo WhatsApp. Os instrumentos de coleta de dados foram, a saber: observações do professor pesquisador e autor dessa Monografia, análise das interações dos alunos no aplicativo WhatsApp e questionário semiestruturado respondido pelos alunos. Como contribuição, observou-se que o aplicativo WhatsApp se torna aliado da educação, pois desperta no estudante total interesse em realizar tarefas, pelo fato de ter em suas mãos recursos tecnológicos que lhe dão total suporte para as praticas pedagógicas propostas. Desse modo, a pesquisa desenvolvida identificou que o uso do aplicativo WhatsApp contribui para a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T03:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101391 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199435 |
identifier_str_mv |
001101391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199435/2/001101391.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199435/1/001101391.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c00072d49d98fb1b5d04798298f0081 c97081d35d877ea775684c703ca7723b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224580986044416 |