"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400007 |
Resumo: | O ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais. |
id |
CEDES-1_00e3726fbc40e49e7527428f9deb324c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302012000400007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educaçãoTecnologias digitaisRedes sociaisSociabilidadeSubjetividadeMitologiaO ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400007Educação & Sociedade v.33 n.121 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000400007info:eu-repo/semantics/openAccessFischer,Rosa Maria Buenopor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000400007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-02-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
title |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
spellingShingle |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação Fischer,Rosa Maria Bueno Tecnologias digitais Redes sociais Sociabilidade Subjetividade Mitologia |
title_short |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
title_full |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
title_fullStr |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
title_full_unstemmed |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
title_sort |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação |
author |
Fischer,Rosa Maria Bueno |
author_facet |
Fischer,Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer,Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Redes sociais Sociabilidade Subjetividade Mitologia |
topic |
Tecnologias digitais Redes sociais Sociabilidade Subjetividade Mitologia |
description |
O ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302012000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.33 n.121 2012 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555253325824 |