"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Rosa Maria Bueno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98941
Resumo: L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales.
id UFRGS-2_29694538bfdb8ca9187f461b92cbe024
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98941
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Rosa Maria Bueno2014-07-30T02:04:28Z20120101-7330http://hdl.handle.net/10183/98941000875530L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales.O ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais.In this essay, we discuss some myths about digital technologies on education, working with concepts of Michel Foucault, Sherry Turkle, Marilena Chauí and Muniz Sodré about those issues. This paper focuses on the subjectivities construction, considering the new ethical scenery related with educational practices on communication, virtual life, especially by young people, from various strata of society.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 33, n. 121 (out./dez. 2012), p. 1037-1052TechnologieRéseau socialSociabilitéSubjectivitéMythologieTecnologia digitalSociabilidadeSubjetividadeMitologiaRedes sociaisDigital technologiesSocial networksSociabilitySubjectivityMythology"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educaçãoSome mythologies a#out new technologies and education Mythologies autour de la nouveauté technologique en éducation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875530.pdf000875530.pdfTexto completoapplication/pdf120833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/1/000875530.pdf6cb302173fe063bbf2824a77b63bb908MD51TEXT000875530.pdf.txt000875530.pdf.txtExtracted Texttext/plain46602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/2/000875530.pdf.txt7f2eccc37ea68e616aa1f03674f81bc8MD52THUMBNAIL000875530.pdf.jpg000875530.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/3/000875530.pdf.jpg4a0250c02c07cc27aac01294efe7d5efMD5310183/989412021-11-20 06:12:37.217996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:12:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Some mythologies a#out new technologies and education
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Mythologies autour de la nouveauté technologique en éducation
title "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
spellingShingle "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
Fischer, Rosa Maria Bueno
Technologie
Réseau social
Sociabilité
Subjectivité
Mythologie
Tecnologia digital
Sociabilidade
Subjetividade
Mitologia
Redes sociais
Digital technologies
Social networks
Sociability
Subjectivity
Mythology
title_short "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
title_full "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
title_fullStr "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
title_full_unstemmed "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
title_sort "Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
author Fischer, Rosa Maria Bueno
author_facet Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.fr.fl_str_mv Technologie
Réseau social
Sociabilité
Subjectivité
Mythologie
topic Technologie
Réseau social
Sociabilité
Subjectivité
Mythologie
Tecnologia digital
Sociabilidade
Subjetividade
Mitologia
Redes sociais
Digital technologies
Social networks
Sociability
Subjectivity
Mythology
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Sociabilidade
Subjetividade
Mitologia
Redes sociais
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Social networks
Sociability
Subjectivity
Mythology
description L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98941
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875530
identifier_str_mv 0101-7330
000875530
url http://hdl.handle.net/10183/98941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 33, n. 121 (out./dez. 2012), p. 1037-1052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/1/000875530.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/2/000875530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/3/000875530.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cb302173fe063bbf2824a77b63bb908
7f2eccc37ea68e616aa1f03674f81bc8
4a0250c02c07cc27aac01294efe7d5ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842766188544