A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquida,Peri
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Peroza,Juliano, Akkari,Abdeljalil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100006
Resumo: Este artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.
id CEDES-1_00ef7eb41ac3a9b9fa4bc2a4215e89d8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escolaPaulo FreireÁfricaEducaçãoDescolonizaçãoEste artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100006Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMesquida,PeriPeroza,JulianoAkkari,Abdeljalilpor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
title A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
spellingShingle A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
Mesquida,Peri
Paulo Freire
África
Educação
Descolonização
title_short A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
title_full A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
title_fullStr A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
title_full_unstemmed A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
title_sort A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
author Mesquida,Peri
author_facet Mesquida,Peri
Peroza,Juliano
Akkari,Abdeljalil
author_role author
author2 Peroza,Juliano
Akkari,Abdeljalil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquida,Peri
Peroza,Juliano
Akkari,Abdeljalil
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
África
Educação
Descolonização
topic Paulo Freire
África
Educação
Descolonização
description Este artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.126 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555585724416