A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400004 |
Resumo: | Fundado na análise crítica de discurso, este artigo aborda a recontextualização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, considerando as tendências pedagógicas em disputa por hegemonia. Está dividido em quatro seções: (1) princípios básicos da análise crítica de discurso e pontos de entrada; (2) o conceito de recontextualização como chave; (3) ensinar e aprender: entre a substituição tecnológica e a apropriação das TIC; e (4) para além da inovação tecnológica e da "democratização". |
id |
CEDES-1_1b5e40b0f9cf8a0b9a87a8dcf70470dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302012000400004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docenteFormação e trabalho docenteTecnologiasDimensão simbólica e materialPolíticas educacionaisEnsino-aprendizagemFundado na análise crítica de discurso, este artigo aborda a recontextualização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, considerando as tendências pedagógicas em disputa por hegemonia. Está dividido em quatro seções: (1) princípios básicos da análise crítica de discurso e pontos de entrada; (2) o conceito de recontextualização como chave; (3) ensinar e aprender: entre a substituição tecnológica e a apropriação das TIC; e (4) para além da inovação tecnológica e da "democratização".Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400004Educação & Sociedade v.33 n.121 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000400004info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Raquel Goulartpor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000400004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-02-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
title |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
spellingShingle |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente Barreto,Raquel Goulart Formação e trabalho docente Tecnologias Dimensão simbólica e material Políticas educacionais Ensino-aprendizagem |
title_short |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
title_full |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
title_fullStr |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
title_full_unstemmed |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
title_sort |
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente |
author |
Barreto,Raquel Goulart |
author_facet |
Barreto,Raquel Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto,Raquel Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação e trabalho docente Tecnologias Dimensão simbólica e material Políticas educacionais Ensino-aprendizagem |
topic |
Formação e trabalho docente Tecnologias Dimensão simbólica e material Políticas educacionais Ensino-aprendizagem |
description |
Fundado na análise crítica de discurso, este artigo aborda a recontextualização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, considerando as tendências pedagógicas em disputa por hegemonia. Está dividido em quatro seções: (1) princípios básicos da análise crítica de discurso e pontos de entrada; (2) o conceito de recontextualização como chave; (3) ensinar e aprender: entre a substituição tecnológica e a apropriação das TIC; e (4) para além da inovação tecnológica e da "democratização". |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302012000400004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.33 n.121 2012 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555250180096 |