Tecnologia e educação: trabalho e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Raquel Goulart
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400006
Resumo: Este trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.
id CEDES-1_a5d6185e5e89eebfd9d6ca085c01d399
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000400006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Tecnologia e educação: trabalho e formação docenteSociedade da informaçãoTecnologiasCompetênciasEscolaTrabalho e formação docenteEste trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400006Educação & Sociedade v.25 n.89 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000400006info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Raquel Goulartpor2005-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000400006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
title Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
spellingShingle Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
Barreto,Raquel Goulart
Sociedade da informação
Tecnologias
Competências
Escola
Trabalho e formação docente
title_short Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
title_full Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
title_fullStr Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
title_full_unstemmed Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
title_sort Tecnologia e educação: trabalho e formação docente
author Barreto,Raquel Goulart
author_facet Barreto,Raquel Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto,Raquel Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação
Tecnologias
Competências
Escola
Trabalho e formação docente
topic Sociedade da informação
Tecnologias
Competências
Escola
Trabalho e formação docente
description Este trabalho analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso. Para tanto, discute: (1) as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como elo entre "globalização" e trabalho docente; (2) o modo de inserção dessas tecnologias na chamada "sociedade da informação"; (3) a materialização discursiva de tal inserção; (4) as conseqüências da redução das tecnologias a estratégias de educação a distância, destacando o apartheid educacional produzido; (5) a relação-chave entre tecnologias e competências; e (6) as tendências detectadas no contexto atual: a formação baseada em competências, a ênfase nos materiais instrucionais e a desterritorialização da escola, bem como as propostas contra-hegemônicas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.89 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553473892352