Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso,Katia Morosov
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300006
Resumo: A temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.
id CEDES-1_1bb2add04dc24209122eb77945ceac2a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000300006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolasTecnologias da informação e comunicaçãoFormação de professoresTrabalho do docenteA temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300006Educação & Sociedade v.29 n.104 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000300006info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Katia Morosovpor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
title Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
spellingShingle Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
Alonso,Katia Morosov
Tecnologias da informação e comunicação
Formação de professores
Trabalho do docente
title_short Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
title_full Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
title_fullStr Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
title_sort Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas
author Alonso,Katia Morosov
author_facet Alonso,Katia Morosov
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso,Katia Morosov
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Formação de professores
Trabalho do docente
topic Tecnologias da informação e comunicação
Formação de professores
Trabalho do docente
description A temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.104 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554486816768