A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Raquel Goulart
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400013
Resumo: Este artigo visa analisar estratégias de regulação para a expansão da formação de professores, focalizando os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas educacionais. Para tanto, inclui: (1) os pressupostos, que tendem a não ser objeto de questionamento sistemático; (2) discursos e condições de possibilidade, enfatizando as mudanças contextuais para a sua articulação; (3) marcos regulatórios identificados nos documentos oficiais e nos movimentos para a sua operacionalização; (4) a educação a distância (EaD) como motor da expansão nos setores privado e público; e (5) a substituição tecnológica como chave para compreender o núcleo das políticas atuais.
id CEDES-1_1e1bf400f7168aa1b29f8873c2caf3c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000400013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superiorPolíticas educacionaisFormação de professoresTecnologias da informação e da comunicaçãoCondições de possibilidadeSubstituição tecnológicaEste artigo visa analisar estratégias de regulação para a expansão da formação de professores, focalizando os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas educacionais. Para tanto, inclui: (1) os pressupostos, que tendem a não ser objeto de questionamento sistemático; (2) discursos e condições de possibilidade, enfatizando as mudanças contextuais para a sua articulação; (3) marcos regulatórios identificados nos documentos oficiais e nos movimentos para a sua operacionalização; (4) a educação a distância (EaD) como motor da expansão nos setores privado e público; e (5) a substituição tecnológica como chave para compreender o núcleo das políticas atuais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400013Educação & Sociedade v.31 n.113 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000400013info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Raquel Goulartpor2011-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000400013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-01-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
title A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
spellingShingle A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
Barreto,Raquel Goulart
Políticas educacionais
Formação de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Condições de possibilidade
Substituição tecnológica
title_short A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
title_full A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
title_fullStr A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
title_full_unstemmed A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
title_sort A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior
author Barreto,Raquel Goulart
author_facet Barreto,Raquel Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto,Raquel Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Formação de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Condições de possibilidade
Substituição tecnológica
topic Políticas educacionais
Formação de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Condições de possibilidade
Substituição tecnológica
description Este artigo visa analisar estratégias de regulação para a expansão da formação de professores, focalizando os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas educacionais. Para tanto, inclui: (1) os pressupostos, que tendem a não ser objeto de questionamento sistemático; (2) discursos e condições de possibilidade, enfatizando as mudanças contextuais para a sua articulação; (3) marcos regulatórios identificados nos documentos oficiais e nos movimentos para a sua operacionalização; (4) a educação a distância (EaD) como motor da expansão nos setores privado e público; e (5) a substituição tecnológica como chave para compreender o núcleo das políticas atuais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.113 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554881081344