APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100503 |
Resumo: | RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria. |
id |
CEDES-1_22f1a98da9c74e612e5f3336c769a8ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100503 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃOFormação on-lineEnsino SuperiorAmbiente Virtual de AprendizagemInteraçãoMediaçãoRESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100503Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.244797info:eu-repo/semantics/openAccessMaieski,AlessandraSilva,Danilo Garcia dapor2021-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100503Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-08T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
title |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
spellingShingle |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO Maieski,Alessandra Formação on-line Ensino Superior Ambiente Virtual de Aprendizagem Interação Mediação |
title_short |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
title_full |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
title_fullStr |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
title_sort |
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO |
author |
Maieski,Alessandra |
author_facet |
Maieski,Alessandra Silva,Danilo Garcia da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Danilo Garcia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maieski,Alessandra Silva,Danilo Garcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação on-line Ensino Superior Ambiente Virtual de Aprendizagem Interação Mediação |
topic |
Formação on-line Ensino Superior Ambiente Virtual de Aprendizagem Interação Mediação |
description |
RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.244797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557394518016 |