Ambiente Virtual: interação e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sloczinski, Helena
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Chiaramonte, Marilda Spindola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631
Resumo: Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática.
id UFRGS-7_fa05a38733bf7fbc70b10050c3af221e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9631
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Ambiente Virtual: interação e aprendizagemAmbiente VirtualColaboraçãoInteraçãoMediação.Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/963110.22456/1982-1654.9631Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine InteractionInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631/5502Sloczinski, HelenaChiaramonte, Marilda Spindolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-22T18:58:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/9631Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-22T18:58:17Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
title Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
spellingShingle Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
Sloczinski, Helena
Ambiente Virtual
Colaboração
Interação
Mediação.
title_short Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
title_full Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
title_fullStr Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
title_full_unstemmed Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
title_sort Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
author Sloczinski, Helena
author_facet Sloczinski, Helena
Chiaramonte, Marilda Spindola
author_role author
author2 Chiaramonte, Marilda Spindola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sloczinski, Helena
Chiaramonte, Marilda Spindola
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual
Colaboração
Interação
Mediação.
topic Ambiente Virtual
Colaboração
Interação
Mediação.
description Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631
10.22456/1982-1654.9631
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.9631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631/5502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine Interaction
Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182150012928