Ambiente Virtual: interação e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631 |
Resumo: | Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática. |
id |
UFRGS-7_fa05a38733bf7fbc70b10050c3af221e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9631 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagemAmbiente VirtualColaboraçãoInteraçãoMediação.Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/963110.22456/1982-1654.9631Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine InteractionInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631/5502Sloczinski, HelenaChiaramonte, Marilda Spindolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-22T18:58:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/9631Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-22T18:58:17Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
title |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
spellingShingle |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem Sloczinski, Helena Ambiente Virtual Colaboração Interação Mediação. |
title_short |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
title_full |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
title_fullStr |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
title_sort |
Ambiente Virtual: interação e aprendizagem |
author |
Sloczinski, Helena |
author_facet |
Sloczinski, Helena Chiaramonte, Marilda Spindola |
author_role |
author |
author2 |
Chiaramonte, Marilda Spindola |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sloczinski, Helena Chiaramonte, Marilda Spindola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Virtual Colaboração Interação Mediação. |
topic |
Ambiente Virtual Colaboração Interação Mediação. |
description |
Este trabalho aborda aspectos do processo de estudo e de vivências da prática pedagógica, de um grupo de professores, na busca de uma nova forma de atuação em seu cotidiano profissional, com base nas teorias construtivistas e sócio-interacionista. Contempla reflexões sobre as possibilidades educacionais que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) proporcionam, como mediadoras, na construção do conhecimento, com relato de experiência através da utilização de ambiente virtual para a aprendizagem. Apresenta, portanto, uma contextualização sobre o processo vivenciado, aspectos sobre ambiente de aprendizagem, reflexões sobre as vivências e considerações finais, que buscam confrontar a teoria e a prática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631 10.22456/1982-1654.9631 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631/5502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine Interaction Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182150012928 |