De que é capaz o eu-multicultural?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100014 |
Resumo: | Podemos visitar uma escola de educação infantil, de ensino fundamental ou médio e reconhecermos uma educação para a produção de sujeitos diferentes, orientados a conduzirem as suas ações de um modo multicultural. Neste artigo, analiso como o governo do multiculturalismo realiza-se pelo funcionamento das tecnologias do eu - reflexivo, sentimental, cidadão e livre -, operadas pelo dispositivo etnomatemático. Mostro como essas tecnologias combinam-se com outras técnicas e práticas específicas de governo da subjetividade multicultural. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para pensar outras possibilidades de experimentar a educação no presente. |
id |
CEDES-1_24aaa317332a70b34393915a657d16ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000100014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
De que é capaz o eu-multicultural?Tecnologias de governoDispositivoDiscursoMulticulturalismoFoucaultPodemos visitar uma escola de educação infantil, de ensino fundamental ou médio e reconhecermos uma educação para a produção de sujeitos diferentes, orientados a conduzirem as suas ações de um modo multicultural. Neste artigo, analiso como o governo do multiculturalismo realiza-se pelo funcionamento das tecnologias do eu - reflexivo, sentimental, cidadão e livre -, operadas pelo dispositivo etnomatemático. Mostro como essas tecnologias combinam-se com outras técnicas e práticas específicas de governo da subjetividade multicultural. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para pensar outras possibilidades de experimentar a educação no presente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100014Educação & Sociedade v.32 n.114 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBampi,Lisetepor2011-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-05-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De que é capaz o eu-multicultural? |
title |
De que é capaz o eu-multicultural? |
spellingShingle |
De que é capaz o eu-multicultural? Bampi,Lisete Tecnologias de governo Dispositivo Discurso Multiculturalismo Foucault |
title_short |
De que é capaz o eu-multicultural? |
title_full |
De que é capaz o eu-multicultural? |
title_fullStr |
De que é capaz o eu-multicultural? |
title_full_unstemmed |
De que é capaz o eu-multicultural? |
title_sort |
De que é capaz o eu-multicultural? |
author |
Bampi,Lisete |
author_facet |
Bampi,Lisete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bampi,Lisete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de governo Dispositivo Discurso Multiculturalismo Foucault |
topic |
Tecnologias de governo Dispositivo Discurso Multiculturalismo Foucault |
description |
Podemos visitar uma escola de educação infantil, de ensino fundamental ou médio e reconhecermos uma educação para a produção de sujeitos diferentes, orientados a conduzirem as suas ações de um modo multicultural. Neste artigo, analiso como o governo do multiculturalismo realiza-se pelo funcionamento das tecnologias do eu - reflexivo, sentimental, cidadão e livre -, operadas pelo dispositivo etnomatemático. Mostro como essas tecnologias combinam-se com outras técnicas e práticas específicas de governo da subjetividade multicultural. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para pensar outras possibilidades de experimentar a educação no presente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.114 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554901004288 |