Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Lisete Regina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2672
Resumo: A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada.
id URGS_f0c65f55a70eb740b657c2d5136585d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2672
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bampi, Lisete ReginaCorazza, Sandra Mara2007-06-06T17:23:22Z2003http://hdl.handle.net/10183/2672000374861A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada.From the Foucaultian perspective of government, using the analytical tools of technologies of government and political rationalities, I analyze a collection of papers published in specialized magazines, international and national proceedings of scientific meetings, in addition to theses and dissertations presented in conferences and virtual classes. I demonstrate how Ethnomathematics, as a device of multicultural government, becomes operational through the practice of what I designate technologies of multiculturalism, (re)actualizing specific multicultural forms of government. The analysis produces two demonstrative sets of technologies: Ordering powerknowledge and Sculpturing the self. In the first set I describe the technologies of Production of identities and those of Hierarchization differences. I then show how they become instruments of government, admit a whole variety of levels of application and targets, hierarchize singular ways of existence, and fix them in an ethnomathematized identity. In the second set I analyze the technologies of the Reflective, Sentimental, Citizen and Free self, showing how the ethnomathematical device rules the subjectivity, putting them to work and combining them with various techniques, procedures and specific practices of government. In the conclusion of this research I argue about the analytical productivity offered by the Foucaultian perspective for, who knows, the transgression of borders that conform the individuals to a (re)cognized and (re)cognizable identity, the creation of curricular and educational experiences renewed by the possibility of a constant actualization of ways of existence beyond the ethnomathematized subjectivity.application/pdfporMatemáticaEnsinoEtnomatemáticaMulticulturalismoEducação multiculturalDiversidade culturalGovernamentalidadePoderGovernoSubjetividadeCidadaniaConhecimentoFoucault, Michel, 1926-1984DeviceGovernment technologiesMulticulturalismEthnomathematicsGoverno etnomatemático : tecnologias do multiculturalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000374861.pdf.txt000374861.pdf.txtExtracted Texttext/plain499714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2672/2/000374861.pdf.txt9544c2ce31dcd6c5cf8b84036d7a76a6MD52ORIGINAL000374861.pdf000374861.pdfTexto completoapplication/pdf1707660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2672/1/000374861.pdfd37d342f946427cb8b7dd2c116a63b81MD5110183/26722019-07-06 02:39:46.89137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-06T05:39:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
title Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
spellingShingle Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
Bampi, Lisete Regina
Matemática
Ensino
Etnomatemática
Multiculturalismo
Educação multicultural
Diversidade cultural
Governamentalidade
Poder
Governo
Subjetividade
Cidadania
Conhecimento
Foucault, Michel, 1926-1984
Device
Government technologies
Multiculturalism
Ethnomathematics
title_short Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
title_full Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
title_fullStr Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
title_full_unstemmed Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
title_sort Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
author Bampi, Lisete Regina
author_facet Bampi, Lisete Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Lisete Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
contributor_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Etnomatemática
Multiculturalismo
Educação multicultural
Diversidade cultural
Governamentalidade
Poder
Governo
Subjetividade
Cidadania
Conhecimento
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Matemática
Ensino
Etnomatemática
Multiculturalismo
Educação multicultural
Diversidade cultural
Governamentalidade
Poder
Governo
Subjetividade
Cidadania
Conhecimento
Foucault, Michel, 1926-1984
Device
Government technologies
Multiculturalism
Ethnomathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Device
Government technologies
Multiculturalism
Ethnomathematics
description A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2672
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000374861
url http://hdl.handle.net/10183/2672
identifier_str_mv 000374861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2672/2/000374861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2672/1/000374861.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9544c2ce31dcd6c5cf8b84036d7a76a6
d37d342f946427cb8b7dd2c116a63b81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085018571112448