Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200013 |
Resumo: | O artigo apresenta o conceito de diversidade cultural, considerando o movimento do capitalismo contemporâneo e identificando as demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), assim como a forma como o Estado brasileiro vem respondendo a essas demandas, no sentido de uma educação para a diversidade. Chama a atenção para o modo como a indústria cultural é fomentada nesse contexto, no âmbito da educação para a sociedade de consumo. Conclui com uma abordagem sobre as tensões decorrentes do uso do conceito de diversidade, que desafiam a educação a encontrar estratégias para sua superação, embora o diálogo intercultural ainda encontre muitos obstáculos |
id |
CEDES-1_29deaf81cdf5e3ba71dac22aecf1dee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000200013 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneoEducaçãoDiversidadeSociedade do consumoPolíticas públicasIndústria culturalO artigo apresenta o conceito de diversidade cultural, considerando o movimento do capitalismo contemporâneo e identificando as demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), assim como a forma como o Estado brasileiro vem respondendo a essas demandas, no sentido de uma educação para a diversidade. Chama a atenção para o modo como a indústria cultural é fomentada nesse contexto, no âmbito da educação para a sociedade de consumo. Conclui com uma abordagem sobre as tensões decorrentes do uso do conceito de diversidade, que desafiam a educação a encontrar estratégias para sua superação, embora o diálogo intercultural ainda encontre muitos obstáculosCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200013Educação & Sociedade v.32 n.115 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessGeraldes,Mary Ângela FRoggero,Rosemarypor2016-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000200013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-09-28T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
title |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
spellingShingle |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo Geraldes,Mary Ângela F Educação Diversidade Sociedade do consumo Políticas públicas Indústria cultural |
title_short |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
title_full |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
title_fullStr |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
title_sort |
Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo |
author |
Geraldes,Mary Ângela F |
author_facet |
Geraldes,Mary Ângela F Roggero,Rosemary |
author_role |
author |
author2 |
Roggero,Rosemary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geraldes,Mary Ângela F Roggero,Rosemary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Diversidade Sociedade do consumo Políticas públicas Indústria cultural |
topic |
Educação Diversidade Sociedade do consumo Políticas públicas Indústria cultural |
description |
O artigo apresenta o conceito de diversidade cultural, considerando o movimento do capitalismo contemporâneo e identificando as demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), assim como a forma como o Estado brasileiro vem respondendo a essas demandas, no sentido de uma educação para a diversidade. Chama a atenção para o modo como a indústria cultural é fomentada nesse contexto, no âmbito da educação para a sociedade de consumo. Conclui com uma abordagem sobre as tensões decorrentes do uso do conceito de diversidade, que desafiam a educação a encontrar estratégias para sua superação, embora o diálogo intercultural ainda encontre muitos obstáculos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.115 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554916732928 |