Relações étnico-raciais nos livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiane, Ângela Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4322
Resumo: O presente trabalho consiste em analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos iniciais de uma escola pública estadual do município de Getúlio Vargas / RS, com a finalidade de abordar as representações das relações étnico-raciais e seus gêneros discursivos. Mapear como se processa o regulamento do livro didático, de sua produção até a aplicação em sala de aula, bem como, identificar as leis, diretrizes e regulamentos sobre as relações étnico-raciais na documentação escolar. Analisaremos as principais teorias sobre as relações étnico-raciais para, assim, identificar e analisar as figuras contidas nos livros didáticos que representem as relações étnico-raciais, bem como os gêneros textuais, dos seguintes livros: Com o titulo de Itororó, da Editora Moderna, editora responsável Mônica Franco Jacintho, utilizados no primeiro, segundo e quarto anos. No terceiro ano, temos o livro Vem Voar, da Editora Scipione, como editora responsável Alice Ribeiro Silvestre e o livro didático intitulado Português Linguagens, do quinto ano da Editora Saraiva e seus editores responsáveis William Cereja e Thereza Cochar. O livro didático, como um instrumento de auxílio ao processo de aprendizagem, deverá ser condizente com as orientações e normativas das leis e diretrizes que regem o currículo escolar que trazem em diversos textos a necessidade da problematização da questão étnico-racial na educação. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e abordagem de investigação qualitativa documental. Ao longo de três capítulos, demonstraremos os elementos que constituem os livros didáticos na questão de gêneros textuais e diversidade cultural sendo eles de relevância para a aprendizagem da criança enquanto cidadão em formação. O respeito às diferenças se faz com o conhecimento das diversas culturas do globo. Com o auxilio de materiais didáticos, o docente utiliza uma ferramenta a fim da construção e o desenvolvimento do conhecimento da criança nos anos iniciais. Visando o aprofundamento das relações étnico-raciais, o referencial teórico que será estudado: os documentos oficiais da educação e as questões étnico-raciais, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Conforme a Lei 10.639 (2003) junto a sua ampliação para a Lei 11.645 de 2008. A pesquisa chegou à conclusão de que os livros didáticos analisados utilizam de estereótipos de indígenas. Negros e pardos são meros coadjuvantes em uma sociedade que se julga predominantemente branca. Dessa forma, crianças que não se enquadrem na etnia predominante nos livros didáticos sofrerão com seu não reconhecimento, forçando, assim, sua não aceitação diante de sua origem, historia e igualdade na sociedade. Na questão dos gêneros textuais, o cenário se caracteriza da mesma forma, a predominância branca é identificada, observando que raramente são demonstrados mitos, lendas e reportagens sobre a etnia negra e indígena.
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Analisaremos as principais teorias sobre as relações étnico-raciais para, assim, identificar e analisar as figuras contidas nos livros didáticos que representem as relações étnico-raciais, bem como os gêneros textuais, dos seguintes livros: Com o titulo de Itororó, da Editora Moderna, editora responsável Mônica Franco Jacintho, utilizados no primeiro, segundo e quarto anos. No terceiro ano, temos o livro Vem Voar, da Editora Scipione, como editora responsável Alice Ribeiro Silvestre e o livro didático intitulado Português Linguagens, do quinto ano da Editora Saraiva e seus editores responsáveis William Cereja e Thereza Cochar. O livro didático, como um instrumento de auxílio ao processo de aprendizagem, deverá ser condizente com as orientações e normativas das leis e diretrizes que regem o currículo escolar que trazem em diversos textos a necessidade da problematização da questão étnico-racial na educação. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e abordagem de investigação qualitativa documental. Ao longo de três capítulos, demonstraremos os elementos que constituem os livros didáticos na questão de gêneros textuais e diversidade cultural sendo eles de relevância para a aprendizagem da criança enquanto cidadão em formação. O respeito às diferenças se faz com o conhecimento das diversas culturas do globo. Com o auxilio de materiais didáticos, o docente utiliza uma ferramenta a fim da construção e o desenvolvimento do conhecimento da criança nos anos iniciais. Visando o aprofundamento das relações étnico-raciais, o referencial teórico que será estudado: os documentos oficiais da educação e as questões étnico-raciais, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Conforme a Lei 10.639 (2003) junto a sua ampliação para a Lei 11.645 de 2008. A pesquisa chegou à conclusão de que os livros didáticos analisados utilizam de estereótipos de indígenas. Negros e pardos são meros coadjuvantes em uma sociedade que se julga predominantemente branca. Dessa forma, crianças que não se enquadrem na etnia predominante nos livros didáticos sofrerão com seu não reconhecimento, forçando, assim, sua não aceitação diante de sua origem, historia e igualdade na sociedade. Na questão dos gêneros textuais, o cenário se caracteriza da mesma forma, a predominância branca é identificada, observando que raramente são demonstrados mitos, lendas e reportagens sobre a etnia negra e indígena.The present academic work consists in analyzing the didactic books of Portuguese Language in the beginner years in a State Public School in Getúlio Vargas city in Rio Grande do Sul with the purpose of addressing the representations of ethnic-racial relations and their discur-sive genres. Mapping how textbook regulation is processed, from its production to its applica-tion in the classroom, as well as, identifying laws, guidelines and regulations about the ethnic-racial relations in the school documentation. We will analyze the main theories about ethnic-racial relations to, thus, identify and analyze the figures contained in textbooks that represent ethnic-racial relations as well as textual genres from the following books: “Itororó” by Editora Moderna, responsible publisher Mônica franco Jacintho, used in first, second and fourth grade. In the third grade we use the book “Vem Voar” by Editora Scipione, responsible pub-lisher Alice Ribeiro Silvestre, and the didactic book “Português Linguagens” in fifth grade by Editora Saraiva asits responsible publishers William Cereja and Thereza Cochar. The text-book, as an aid to the learning process, should be consistent with the guidelines and regula-tions of the laws and guidelines that govern the school curriculum that bring in several texts the need to problematize the ethnic-racial issue in education. The methodology used involves bibliographic research and a qualitative documentary research approach. Over three chapters, we will demonstrate the elements that make up textbooks on the issue of textual genres and cultural diversity, which are of relevance to the child's learning as a citizen in training. Re-spect for differences is made with the knowledge of the different cultures in the world. With the help of teaching materials, the teacher uses a tool in order to build and develop the child's knowledge in the early years. Aiming to deepen ethnic-racial relations, the theoretical frame-work that will be studied: official education documents and ethnic-racial issues based on the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004), Guidelines and Actions for the Education of Ethnic-Racial Relations (2006), The Law of Guidelines and Bases of National Education (1996); According to Law 10.639 (2003) along with its expansion to the Law 11.645 of 2008. The research came to the conclusion that the textbooks analyzed use stereotypes of indigenous people. Blacks and browns are mere assistants in a society that con-siders itself predominantly white. Therefore, children who do not fit the predominant ethnicity in textbooks will suffer from their non-recognition, thus forcing its non-acceptance in view of its origin, history and equality in society. In terms of textual genres, the scenario is characterized in the same way, white predominance is identified, noting that myths, legends and re-ports are rarely demonstrated about black and indigenous ethnicity.Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-14T18:02:24Z No. of bitstreams: 1 FABIANE.pdf: 553320 bytes, checksum: f21a2147d6c4533dd7dedd220426a8ae (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T14:49:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FABIANE.pdf: 553320 bytes, checksum: f21a2147d6c4533dd7dedd220426a8ae (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T14:49:00Z (GMT). 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