Bibliographic Details
Main Author: |
Freitas,Rogério Gonçalves |
Publication Date: |
2019 |
Other Authors: |
Costa,Áurea de Carvalho |
Format: |
Article
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Language: |
por |
Source: |
Educação & Sociedade |
Download full: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100326
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Summary: |
RESUMO: O tema do artigo é o fenômeno global da regulação tecnoidealista na educação. Partimos da hipótese de que, para criar o modelo de integração educacional, a política europeia desenvolveu práticas de regulação oriundas do sistema de governança neoliberal. Objetivamos analisar esse sistema no âmbito das últimas reformas educacionais na Itália. Trata-se de uma pesquisa documental sob o referencial do materialismo histórico e dialético. Concluímos que as formas de regulação disciplinaram o sistema educacional italiano para salvaguardar empresas europeias em crise, as quais tentaram colaborar para a construção de novas cadeias de criação de valor por meio da valência tecnológica e do discurso da inovação, produzindo uma nova maneira de alienação, ou seja, a tecnoidealista. |