DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100311 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, discutimos a questão da espectatorialidade, especialmente em relação à educação e ao tema da subjetividade. A partir da experiência cinematográfica do documentário A caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog, e dos estudos de Marie-José Mondzain a respeito do Homo spectator, o texto procura pensar, ensaisticamente, os modos pelos quais o olhar do espectador mobiliza consigo a criação do sujeito. Trata-se de propor um diálogo entre filosofia e cinema, problematizando a relação sujeito-espectador, neste presente em que vivemos e, sobretudo, no campo da educação.. |
id |
CEDES-1_2b9b3b8cffa7bbebc5c3372809042c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302020000100311 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTOCinemaEspectadorImagemEducaçãoRESUMO Neste artigo, discutimos a questão da espectatorialidade, especialmente em relação à educação e ao tema da subjetividade. A partir da experiência cinematográfica do documentário A caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog, e dos estudos de Marie-José Mondzain a respeito do Homo spectator, o texto procura pensar, ensaisticamente, os modos pelos quais o olhar do espectador mobiliza consigo a criação do sujeito. Trata-se de propor um diálogo entre filosofia e cinema, problematizando a relação sujeito-espectador, neste presente em que vivemos e, sobretudo, no campo da educação..Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100311Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.227441info:eu-repo/semantics/openAccessAlmansa,Sandra EspinosaFischer,Rosa Maria Buenopor2020-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100311Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-05-07T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
title |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
spellingShingle |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO Almansa,Sandra Espinosa Cinema Espectador Imagem Educação |
title_short |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
title_full |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
title_fullStr |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
title_full_unstemmed |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
title_sort |
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO |
author |
Almansa,Sandra Espinosa |
author_facet |
Almansa,Sandra Espinosa Fischer,Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer,Rosa Maria Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almansa,Sandra Espinosa Fischer,Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Espectador Imagem Educação |
topic |
Cinema Espectador Imagem Educação |
description |
RESUMO Neste artigo, discutimos a questão da espectatorialidade, especialmente em relação à educação e ao tema da subjetividade. A partir da experiência cinematográfica do documentário A caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog, e dos estudos de Marie-José Mondzain a respeito do Homo spectator, o texto procura pensar, ensaisticamente, os modos pelos quais o olhar do espectador mobiliza consigo a criação do sujeito. Trata-se de propor um diálogo entre filosofia e cinema, problematizando a relação sujeito-espectador, neste presente em que vivemos e, sobretudo, no campo da educação.. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100311 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.227441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.41 2020 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557074702336 |