Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garonce,Francisco
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,Gilberto Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005
Resumo: O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
id CEDES-1_2e4c0f257ebb8260752c0507cea640c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectadaTransposição mediáticaWebconferênciaEducação a distânciaTransposição didáticaO artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005Educação & Sociedade v.33 n.121 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessGaronce,FranciscoSantos,Gilberto Lacerdapor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-02-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
title Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
spellingShingle Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
Garonce,Francisco
Transposição mediática
Webconferência
Educação a distância
Transposição didática
title_short Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_fullStr Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full_unstemmed Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_sort Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
author Garonce,Francisco
author_facet Garonce,Francisco
Santos,Gilberto Lacerda
author_role author
author2 Santos,Gilberto Lacerda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garonce,Francisco
Santos,Gilberto Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição mediática
Webconferência
Educação a distância
Transposição didática
topic Transposição mediática
Webconferência
Educação a distância
Transposição didática
description O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.121 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555251228672