Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garonce, Francisco Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Gilberto Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
Resumo: O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
id UNB_7af5b0b539fd91ae0675e739f8d31623
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28374
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectadaMediatic transposition : from conventional classroom to face-connected classroomLa transposition mediatique : de la salle de classe conventionnelle à la salle de classe presentielle connectéeTransposição midiáticaWebconferênciaEnsino a distânciaTecnologia educacionalO artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.The focus of this article is to introduce the Mediatic Transposition concept referring to the results of a Brazilian research project that sought to identify impacts of Internet videoconferencing (web conferencing) use in education with an emphasis on the changing role of teachers brought on by this new technology. The ethnographic study identified how the teaching tasks changed when pupils and instructors interacted face to face, mediated by technology, using a synchronous communication tool in a hybrid mode of education. This new educational environment in cyberspace is the face-connected classroom. The research took as its starting point studies related to the Didactic Transposition (Chevallard, 1985) and the research addressed changes in teaching practices that were identified and analyzed, specifically those that impacted on the role of instructors during the transition from conventional to face-connected classrooms characterizing Mediatic Transposition.L'article présente le concept de Transposition Médiatique, à partir d'une recherche académique dont les résultats ont identifié les impacts de la téchnologie de la vidéoconférence par Internet, c'est-à-dire la webconférence, sur l'action éducative (mode d'enseigner) en metant l'accent sur l'évolution des rôles des enseignants. L'étude de cas, du type ethnographique, a montré la façon dont l'intervention de l'enseignant est modifiée par la situation éducative dans laquelle les étudiants et les enseignants intéragissent face à face, par le moyen de la technologie, de façon syncronisée et à distance. Cela caractérise l'éducation présentielle connectée. La recherche a eu comme point de départ la théorie de la Transposition Didactique (Chevallard, 1985) et a identifié et analysé les changements dans la pratique des enseignants, notamment dans leurs rôles, ce qui caractérise le phénomène de la Transposition Médiatique.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T04:58:52Z2017-12-07T04:58:52Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGARONCE, Francisco; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005Educação & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessGaronce, Francisco VieiraSantos, Gilberto Lacerdaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:31:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/28374Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:31:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
Mediatic transposition : from conventional classroom to face-connected classroom
La transposition mediatique : de la salle de classe conventionnelle à la salle de classe presentielle connectée
title Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
spellingShingle Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
Garonce, Francisco Vieira
Transposição midiática
Webconferência
Ensino a distância
Tecnologia educacional
title_short Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_fullStr Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full_unstemmed Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_sort Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
author Garonce, Francisco Vieira
author_facet Garonce, Francisco Vieira
Santos, Gilberto Lacerda
author_role author
author2 Santos, Gilberto Lacerda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garonce, Francisco Vieira
Santos, Gilberto Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição midiática
Webconferência
Ensino a distância
Tecnologia educacional
topic Transposição midiática
Webconferência
Ensino a distância
Tecnologia educacional
description O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2017-12-07T04:58:52Z
2017-12-07T04:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARONCE, Francisco; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
identifier_str_mv GARONCE, Francisco; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580818183061504