A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100014 |
Resumo: | Nos últimos anos, intensas transformações estão ocorrendo no âmbito das universidades europeias e se observa a intensificação da preocupação com a formação dos professores universitários. Estes são vistos como agentes centrais da mudança, mediante a reconfiguração do papel da docência na educação superior. Através do estudo de dois casos específicos em Espanha e Portugal, constata-se que o caráter transnacional da reforma vigente repercute fortemente no trabalho e formação dos docentes, por meio das adequações legais, da criação de mecanismos de controle e da visão de formação como estratégia de adaptação. Finalmente, propomos como perspectiva investigativa a análise das relações entre a reforma europeia e os recentes movimentos de integração dos sistemas educativos na América Latina. |
id |
CEDES-1_43aad197076c09fa6e3192675d4251c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302013000100014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e PortugalProcesso de BolonhaFormação de formadoresTransnacionalização da educaçãoNos últimos anos, intensas transformações estão ocorrendo no âmbito das universidades europeias e se observa a intensificação da preocupação com a formação dos professores universitários. Estes são vistos como agentes centrais da mudança, mediante a reconfiguração do papel da docência na educação superior. Através do estudo de dois casos específicos em Espanha e Portugal, constata-se que o caráter transnacional da reforma vigente repercute fortemente no trabalho e formação dos docentes, por meio das adequações legais, da criação de mecanismos de controle e da visão de formação como estratégia de adaptação. Finalmente, propomos como perspectiva investigativa a análise das relações entre a reforma europeia e os recentes movimentos de integração dos sistemas educativos na América Latina.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100014Educação & Sociedade v.34 n.122 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000100014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luciana Leandro dapor2013-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-05-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
title |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
spellingShingle |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal Silva,Luciana Leandro da Processo de Bolonha Formação de formadores Transnacionalização da educação |
title_short |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
title_full |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
title_fullStr |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
title_full_unstemmed |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
title_sort |
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal |
author |
Silva,Luciana Leandro da |
author_facet |
Silva,Luciana Leandro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Luciana Leandro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Bolonha Formação de formadores Transnacionalização da educação |
topic |
Processo de Bolonha Formação de formadores Transnacionalização da educação |
description |
Nos últimos anos, intensas transformações estão ocorrendo no âmbito das universidades europeias e se observa a intensificação da preocupação com a formação dos professores universitários. Estes são vistos como agentes centrais da mudança, mediante a reconfiguração do papel da docência na educação superior. Através do estudo de dois casos específicos em Espanha e Portugal, constata-se que o caráter transnacional da reforma vigente repercute fortemente no trabalho e formação dos docentes, por meio das adequações legais, da criação de mecanismos de controle e da visão de formação como estratégia de adaptação. Finalmente, propomos como perspectiva investigativa a análise das relações entre a reforma europeia e os recentes movimentos de integração dos sistemas educativos na América Latina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302013000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.34 n.122 2013 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555519664128 |