Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015 |
Resumo: | O texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo. |
id |
CEDES-1_4749cfed34e80f8d30423288362af3f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302005000200015 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículoCultura do corpoCivilidadeFenomenologiaProcessos cognitivosConhecimentoO texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015Educação & Sociedade v.26 n.91 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000200015info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,Terezinha Petrucia dapor2005-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-10-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
title |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
spellingShingle |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo Nóbrega,Terezinha Petrucia da Cultura do corpo Civilidade Fenomenologia Processos cognitivos Conhecimento |
title_short |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
title_full |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
title_fullStr |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
title_full_unstemmed |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
title_sort |
Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo |
author |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da |
author_facet |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura do corpo Civilidade Fenomenologia Processos cognitivos Conhecimento |
topic |
Cultura do corpo Civilidade Fenomenologia Processos cognitivos Conhecimento |
description |
O texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302005000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.26 n.91 2005 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553758056448 |