Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega,Terezinha Petrucia da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015
Resumo: O texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo.
id CEDES-1_4749cfed34e80f8d30423288362af3f3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000200015
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículoCultura do corpoCivilidadeFenomenologiaProcessos cognitivosConhecimentoO texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015Educação & Sociedade v.26 n.91 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000200015info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,Terezinha Petrucia dapor2005-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-10-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
title Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
spellingShingle Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
Nóbrega,Terezinha Petrucia da
Cultura do corpo
Civilidade
Fenomenologia
Processos cognitivos
Conhecimento
title_short Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
title_full Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
title_fullStr Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
title_full_unstemmed Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
title_sort Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo
author Nóbrega,Terezinha Petrucia da
author_facet Nóbrega,Terezinha Petrucia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega,Terezinha Petrucia da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura do corpo
Civilidade
Fenomenologia
Processos cognitivos
Conhecimento
topic Cultura do corpo
Civilidade
Fenomenologia
Processos cognitivos
Conhecimento
description O texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveis caminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.91 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553758056448