CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100115 |
Resumo: | RESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo. |
id |
CEDES-2_b96089a53512a2d10a6f73fc9e6ef632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622018000100115 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZACorpoNaturismoEducação físicaRESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100115Cadernos CEDES v.38 n.104 2018reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622018177914info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,Terezinha Petrucia daAndrieu,BernardSilva,Luiz Arthur Nunes daTorres,Laís Saraivapor2018-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622018000100115Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2018-01-31T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
title |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
spellingShingle |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA Nóbrega,Terezinha Petrucia da Corpo Naturismo Educação física |
title_short |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
title_full |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
title_fullStr |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
title_full_unstemmed |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
title_sort |
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA |
author |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da |
author_facet |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da Andrieu,Bernard Silva,Luiz Arthur Nunes da Torres,Laís Saraiva |
author_role |
author |
author2 |
Andrieu,Bernard Silva,Luiz Arthur Nunes da Torres,Laís Saraiva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega,Terezinha Petrucia da Andrieu,Bernard Silva,Luiz Arthur Nunes da Torres,Laís Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Naturismo Educação física |
topic |
Corpo Naturismo Educação física |
description |
RESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100115 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc0101-32622018177914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.38 n.104 2018 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606194196480 |