O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055 |
Resumo: | RESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo. |
id |
CEDES-1_536b753d518dc1d974722bd702d77785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302018000100055 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJAPROEJAEducação profissional técnica de nível médioPermanência e abandono escolarEnsino médioRESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055Educação & Sociedade v.39 n.142 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302017137347info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Monica RibeiroJorge,Ceuli Marianopor2018-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000100055Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-05-23T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
title |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
spellingShingle |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA Silva,Monica Ribeiro PROEJA Educação profissional técnica de nível médio Permanência e abandono escolar Ensino médio |
title_short |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
title_full |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
title_fullStr |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
title_full_unstemmed |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
title_sort |
O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA |
author |
Silva,Monica Ribeiro |
author_facet |
Silva,Monica Ribeiro Jorge,Ceuli Mariano |
author_role |
author |
author2 |
Jorge,Ceuli Mariano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Monica Ribeiro Jorge,Ceuli Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA Educação profissional técnica de nível médio Permanência e abandono escolar Ensino médio |
topic |
PROEJA Educação profissional técnica de nível médio Permanência e abandono escolar Ensino médio |
description |
RESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302017137347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.39 n.142 2018 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556634300416 |