O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Monica Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jorge,Ceuli Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055
Resumo: RESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo.
id CEDES-1_536b753d518dc1d974722bd702d77785
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302018000100055
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJAPROEJAEducação profissional técnica de nível médioPermanência e abandono escolarEnsino médioRESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055Educação & Sociedade v.39 n.142 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302017137347info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Monica RibeiroJorge,Ceuli Marianopor2018-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000100055Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-05-23T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
title O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
spellingShingle O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
Silva,Monica Ribeiro
PROEJA
Educação profissional técnica de nível médio
Permanência e abandono escolar
Ensino médio
title_short O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
title_full O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
title_fullStr O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
title_full_unstemmed O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
title_sort O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA
author Silva,Monica Ribeiro
author_facet Silva,Monica Ribeiro
Jorge,Ceuli Mariano
author_role author
author2 Jorge,Ceuli Mariano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Monica Ribeiro
Jorge,Ceuli Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Educação profissional técnica de nível médio
Permanência e abandono escolar
Ensino médio
topic PROEJA
Educação profissional técnica de nível médio
Permanência e abandono escolar
Ensino médio
description RESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000100055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302017137347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.39 n.142 2018
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556634300416