Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008 |
Resumo: | O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública. |
id |
CEDES-1_58dd3e3b71f1523d1b84052dc54ff76b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302006000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundoExclusãoEducação socialMovimentos sociaisTrabalho e educaçãoO artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008Educação & Sociedade v.27 n.94 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000100008info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Marlenepor2006-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-05-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
title |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
spellingShingle |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo Ribeiro,Marlene Exclusão Educação social Movimentos sociais Trabalho e educação |
title_short |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
title_full |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
title_fullStr |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
title_full_unstemmed |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
title_sort |
Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo |
author |
Ribeiro,Marlene |
author_facet |
Ribeiro,Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão Educação social Movimentos sociais Trabalho e educação |
topic |
Exclusão Educação social Movimentos sociais Trabalho e educação |
description |
O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302006000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.27 n.94 2006 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553817825280 |