Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Marlene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008
Resumo: O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.
id CEDES-1_58dd3e3b71f1523d1b84052dc54ff76b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundoExclusãoEducação socialMovimentos sociaisTrabalho e educaçãoO artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008Educação & Sociedade v.27 n.94 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000100008info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Marlenepor2006-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-05-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
title Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
spellingShingle Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
Ribeiro,Marlene
Exclusão
Educação social
Movimentos sociais
Trabalho e educação
title_short Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
title_full Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
title_fullStr Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
title_full_unstemmed Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
title_sort Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo
author Ribeiro,Marlene
author_facet Ribeiro,Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão
Educação social
Movimentos sociais
Trabalho e educação
topic Exclusão
Educação social
Movimentos sociais
Trabalho e educação
description O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos - exclusão e educação social - poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.94 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553817825280