Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79222
Resumo: O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.
id UFRGS-2_d214cb94b4f37ae326736ffe78b185ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79222
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marlene2013-10-16T01:48:58Z20060101-7330http://hdl.handle.net/10183/79222000537111O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.This paper approaches the relationship between exclusion and social education. It aims at bringing out elements that lead to discuss reality and conceptions of social exclusion/inclusion and social education to dis-close the ideologies and interests that inform them. It develops the hypothesis that some kind of dispute between contradictory social and educational projects have resulted in strategies to fight exclusion and promote inclusion that are based on social education practices, as a response to the public social policies claimed by children and young people at risk. Problemizing these concepts – exclusion and social education – may bring some contributions to the formulation of public education policies.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 27, n. 94 (jan./abr. 2006), p. 155-178Exclusão socialMovimentos sociaisTrabalhoExclusionSocial educationSocial movementsWork and educationExclusão e educação social : conceitos em superfície e fundoExclusion and social education : superficial and thorough conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000537111.pdf000537111.pdfTexto completoapplication/pdf101677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/1/000537111.pdf78a68f8c82bdf6ec864536a7bf944340MD51TEXT000537111.pdf.txt000537111.pdf.txtExtracted Texttext/plain60746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/2/000537111.pdf.txtdcb3de7a88ba2850f553afcfd42fe37dMD52THUMBNAIL000537111.pdf.jpg000537111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/3/000537111.pdf.jpg037a882439c4d32433338b3ee2a57968MD5310183/792222021-11-20 05:51:06.414752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:51:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exclusion and social education : superficial and thorough concepts
title Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
spellingShingle Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
Ribeiro, Marlene
Exclusão social
Movimentos sociais
Trabalho
Exclusion
Social education
Social movements
Work and education
title_short Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
title_full Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
title_fullStr Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
title_full_unstemmed Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
title_sort Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão social
Movimentos sociais
Trabalho
topic Exclusão social
Movimentos sociais
Trabalho
Exclusion
Social education
Social movements
Work and education
dc.subject.eng.fl_str_mv Exclusion
Social education
Social movements
Work and education
description O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-16T01:48:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79222
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000537111
identifier_str_mv 0101-7330
000537111
url http://hdl.handle.net/10183/79222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 27, n. 94 (jan./abr. 2006), p. 155-178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/1/000537111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/2/000537111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/3/000537111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78a68f8c82bdf6ec864536a7bf944340
dcb3de7a88ba2850f553afcfd42fe37d
037a882439c4d32433338b3ee2a57968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224804547690496