O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Marise Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300009
Resumo: O artigo discute políticas curriculares para o ensino médio no Brasil, problematizando a reforma curricular de fhc, passando às ações do governo Lula, bem como ao movimento de defesa do ensino médio integrado. Aborda as políticas atuais, considerando perspectivas virtuosas trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Considera que o programa de incentivo a propostas curriculares "inovadoras" no ensino médio transita entre o avanço conceitual da relação entre trabalho, ciência e cultura, e a reificação de atividades e métodos ativos. Conclui que as dificuldades enfrentadas na luta de uma proposta contra-hegemônica não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade.
id CEDES-1_5fc03a9d6cce8ff2cc0dac0f1b256588
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000300009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemasEnsino médioEnsino médio integradoCurrículo do ensino médioCurrículo integradoO artigo discute políticas curriculares para o ensino médio no Brasil, problematizando a reforma curricular de fhc, passando às ações do governo Lula, bem como ao movimento de defesa do ensino médio integrado. Aborda as políticas atuais, considerando perspectivas virtuosas trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Considera que o programa de incentivo a propostas curriculares "inovadoras" no ensino médio transita entre o avanço conceitual da relação entre trabalho, ciência e cultura, e a reificação de atividades e métodos ativos. Conclui que as dificuldades enfrentadas na luta de uma proposta contra-hegemônica não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300009Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300009info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Marise Nogueirapor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
title O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
spellingShingle O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
Ramos,Marise Nogueira
Ensino médio
Ensino médio integrado
Currículo do ensino médio
Currículo integrado
title_short O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
title_full O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
title_fullStr O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
title_full_unstemmed O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
title_sort O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas
author Ramos,Marise Nogueira
author_facet Ramos,Marise Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Marise Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino médio integrado
Currículo do ensino médio
Currículo integrado
topic Ensino médio
Ensino médio integrado
Currículo do ensino médio
Currículo integrado
description O artigo discute políticas curriculares para o ensino médio no Brasil, problematizando a reforma curricular de fhc, passando às ações do governo Lula, bem como ao movimento de defesa do ensino médio integrado. Aborda as políticas atuais, considerando perspectivas virtuosas trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Considera que o programa de incentivo a propostas curriculares "inovadoras" no ensino médio transita entre o avanço conceitual da relação entre trabalho, ciência e cultura, e a reificação de atividades e métodos ativos. Conclui que as dificuldades enfrentadas na luta de uma proposta contra-hegemônica não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.116 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555170488320