CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Géssika Cecília
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8688
Resumo: O presente trabalho analisa como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.
id UNIT-2_7f4d0fdf905e231e4898d63a8fe4a9e9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8688
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOASEnsino médio integradoCurrículo integradoDocentes.O presente trabalho analisa como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.Editora Universitária Tiradentes2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/868810.17564/2316-3828.2024v12n2p67-80Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 67-802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8688/5580Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Géssika Cecília2024-04-29T15:24:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8688Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:24:42Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
title CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
spellingShingle CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
Carvalho, Géssika Cecília
Ensino médio integrado
Currículo integrado
Docentes.
title_short CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
title_full CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
title_fullStr CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
title_sort CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
author Carvalho, Géssika Cecília
author_facet Carvalho, Géssika Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Géssika Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Currículo integrado
Docentes.
topic Ensino médio integrado
Currículo integrado
Docentes.
description O presente trabalho analisa como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8688
10.17564/2316-3828.2024v12n2p67-80
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8688
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2024v12n2p67-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8688/5580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 67-80
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612751261696