Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianco,Giuseppe
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400011
Resumo: Este ensaio propõe uma análise da noção de "pedagogia do conceito", apresentada, pela primeira vez, por Deleuze e Guattari, em O que é a filosofia? Faço, inicialmente, um esboço de seu desenvolvimento, propondo alguns paralelos com as noções de "pedagogia da percepção" e de "pedagogia do cinema", discutidas em A imagem-tempo e na "Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem" (in Conversações). Tento, depois, destacar sua importância no quadro teórico da obra deleuziana, enfatizando sua ligação com a concepção construtivista e criativa da filosofia e das artes, com a noção de "imagem do pensamento", com a crítica da doxa e do conceito (em sua versão representacional), considerados como instrumentos de submissão da diferença ao idêntico.
id CEDES-1_61c34c6c65798fc9383a4d27e9787c10
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000400011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistênciaPedagogia do conceitoPedagogia do cinemaImagem do pensamentoDiferençaEste ensaio propõe uma análise da noção de "pedagogia do conceito", apresentada, pela primeira vez, por Deleuze e Guattari, em O que é a filosofia? Faço, inicialmente, um esboço de seu desenvolvimento, propondo alguns paralelos com as noções de "pedagogia da percepção" e de "pedagogia do cinema", discutidas em A imagem-tempo e na "Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem" (in Conversações). Tento, depois, destacar sua importância no quadro teórico da obra deleuziana, enfatizando sua ligação com a concepção construtivista e criativa da filosofia e das artes, com a noção de "imagem do pensamento", com a crítica da doxa e do conceito (em sua versão representacional), considerados como instrumentos de submissão da diferença ao idêntico.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400011Educação & Sociedade v.26 n.93 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000400011info:eu-repo/semantics/openAccessBianco,Giuseppepor2006-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-01-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
title Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
spellingShingle Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
Bianco,Giuseppe
Pedagogia do conceito
Pedagogia do cinema
Imagem do pensamento
Diferença
title_short Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
title_full Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
title_fullStr Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
title_full_unstemmed Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
title_sort Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência
author Bianco,Giuseppe
author_facet Bianco,Giuseppe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianco,Giuseppe
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do conceito
Pedagogia do cinema
Imagem do pensamento
Diferença
topic Pedagogia do conceito
Pedagogia do cinema
Imagem do pensamento
Diferença
description Este ensaio propõe uma análise da noção de "pedagogia do conceito", apresentada, pela primeira vez, por Deleuze e Guattari, em O que é a filosofia? Faço, inicialmente, um esboço de seu desenvolvimento, propondo alguns paralelos com as noções de "pedagogia da percepção" e de "pedagogia do cinema", discutidas em A imagem-tempo e na "Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem" (in Conversações). Tento, depois, destacar sua importância no quadro teórico da obra deleuziana, enfatizando sua ligação com a concepção construtivista e criativa da filosofia e das artes, com a noção de "imagem do pensamento", com a crítica da doxa e do conceito (em sua versão representacional), considerados como instrumentos de submissão da diferença ao idêntico.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.93 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553795805184