CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vasconcelos, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108
Resumo: A formação do pensamento em conceito é central para a teoria do desenvolvimento de Vigotski, no entanto, ao limitar o conceito de conceito à uma concepção formalista, seu entendimento é esfacelado, resultando em uma compreensão reducionista das obras do autor. Assim sendo, é preciso retornar às bases filosóficas do pensamento de Vigotski, aqui representadas por um momento da filosofia hegeliana, tendo em vista a superação das interpretações formais de suas obras. O retorno à Hegel é um esforço essencial para captar de maneira fidedigna não apenas a complexidade teórica de Vigotski, mas também seus reflexos na pedagogia histórico-crítica e na teoria marxiana que as influencia.
id UFBA-10_a191e645b09c32c450c47ed208e3844d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25108
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAPensamento em conceitosfilosofia hegelianapedagogia histórico-crítica.A formação do pensamento em conceito é central para a teoria do desenvolvimento de Vigotski, no entanto, ao limitar o conceito de conceito à uma concepção formalista, seu entendimento é esfacelado, resultando em uma compreensão reducionista das obras do autor. Assim sendo, é preciso retornar às bases filosóficas do pensamento de Vigotski, aqui representadas por um momento da filosofia hegeliana, tendo em vista a superação das interpretações formais de suas obras. O retorno à Hegel é um esforço essencial para captar de maneira fidedigna não apenas a complexidade teórica de Vigotski, mas também seus reflexos na pedagogia histórico-crítica e na teoria marxiana que as influencia.Universidade Federal da Bahia2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2510810.9771/gmed.v10i1.25108Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!; 230-2382175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108/16031Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Vasconcelos, Paulo Henrique2018-07-24T21:22:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25108Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2018-07-24T21:22:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
de Vasconcelos, Paulo Henrique
Pensamento em conceitos
filosofia hegeliana
pedagogia histórico-crítica.
title_short CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
author de Vasconcelos, Paulo Henrique
author_facet de Vasconcelos, Paulo Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vasconcelos, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento em conceitos
filosofia hegeliana
pedagogia histórico-crítica.
topic Pensamento em conceitos
filosofia hegeliana
pedagogia histórico-crítica.
description A formação do pensamento em conceito é central para a teoria do desenvolvimento de Vigotski, no entanto, ao limitar o conceito de conceito à uma concepção formalista, seu entendimento é esfacelado, resultando em uma compreensão reducionista das obras do autor. Assim sendo, é preciso retornar às bases filosóficas do pensamento de Vigotski, aqui representadas por um momento da filosofia hegeliana, tendo em vista a superação das interpretações formais de suas obras. O retorno à Hegel é um esforço essencial para captar de maneira fidedigna não apenas a complexidade teórica de Vigotski, mas também seus reflexos na pedagogia histórico-crítica e na teoria marxiana que as influencia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108
10.9771/gmed.v10i1.25108
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i1.25108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108/16031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!; 230-238
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517595492352