CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108 |
Resumo: | A formação do pensamento em conceito é central para a teoria do desenvolvimento de Vigotski, no entanto, ao limitar o conceito de conceito à uma concepção formalista, seu entendimento é esfacelado, resultando em uma compreensão reducionista das obras do autor. Assim sendo, é preciso retornar às bases filosóficas do pensamento de Vigotski, aqui representadas por um momento da filosofia hegeliana, tendo em vista a superação das interpretações formais de suas obras. O retorno à Hegel é um esforço essencial para captar de maneira fidedigna não apenas a complexidade teórica de Vigotski, mas também seus reflexos na pedagogia histórico-crítica e na teoria marxiana que as influencia. |
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CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAPensamento em conceitosfilosofia hegelianapedagogia histórico-crítica.A formação do pensamento em conceito é central para a teoria do desenvolvimento de Vigotski, no entanto, ao limitar o conceito de conceito à uma concepção formalista, seu entendimento é esfacelado, resultando em uma compreensão reducionista das obras do autor. Assim sendo, é preciso retornar às bases filosóficas do pensamento de Vigotski, aqui representadas por um momento da filosofia hegeliana, tendo em vista a superação das interpretações formais de suas obras. O retorno à Hegel é um esforço essencial para captar de maneira fidedigna não apenas a complexidade teórica de Vigotski, mas também seus reflexos na pedagogia histórico-crítica e na teoria marxiana que as influencia.Universidade Federal da Bahia2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2510810.9771/gmed.v10i1.25108Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!; 230-2382175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108/16031Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Vasconcelos, Paulo Henrique2018-07-24T21:22:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25108Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2018-07-24T21:22:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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