RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto,Carlota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100314
Resumo: RESUMO: Este artigo teve por objetivo a reconstituição de práticas escolares com base em um inventário de livros de primeira leitura e cartilhas elaboradas em Portugal e no Brasil, entre o fim do século XIX e o princípio do século XX. A hipótese que organizou esta pesquisa foi a de que os livros que ensinavam a ler e a escrever - além de ensinar saberes, talvez antes mesmo de ensinar saberes - pretendiam ensinar códigos de bom comportamento. O trabalho em tela propõe-se a verificar, por meio do estudo de manuais de ensino da leitura em Portugal e no Brasil, como aparecia, nos registros textuais, essa dimensão civilizatória intrínseca à escolarização. Para tanto, o diálogo teórico deu-se com a literatura educacional acerca de livros didáticos; e a metodologia adotada foi a investigação documental, especificamente centrada no estudo dos livros escolares.
id CEDES-1_62a02d137c7194ad34b2b83bb3669533
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302019000100314
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASILEscola primáriaHistória da educaçãoRitoLivro didáticoCompêndios escolaresRESUMO: Este artigo teve por objetivo a reconstituição de práticas escolares com base em um inventário de livros de primeira leitura e cartilhas elaboradas em Portugal e no Brasil, entre o fim do século XIX e o princípio do século XX. A hipótese que organizou esta pesquisa foi a de que os livros que ensinavam a ler e a escrever - além de ensinar saberes, talvez antes mesmo de ensinar saberes - pretendiam ensinar códigos de bom comportamento. O trabalho em tela propõe-se a verificar, por meio do estudo de manuais de ensino da leitura em Portugal e no Brasil, como aparecia, nos registros textuais, essa dimensão civilizatória intrínseca à escolarização. Para tanto, o diálogo teórico deu-se com a literatura educacional acerca de livros didáticos; e a metodologia adotada foi a investigação documental, especificamente centrada no estudo dos livros escolares.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100314Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019211242info:eu-repo/semantics/openAccessBoto,Carlotapor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100314Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-07-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
title RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
spellingShingle RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Boto,Carlota
Escola primária
História da educação
Rito
Livro didático
Compêndios escolares
title_short RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
title_full RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
title_fullStr RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
title_full_unstemmed RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
title_sort RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
author Boto,Carlota
author_facet Boto,Carlota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto,Carlota
dc.subject.por.fl_str_mv Escola primária
História da educação
Rito
Livro didático
Compêndios escolares
topic Escola primária
História da educação
Rito
Livro didático
Compêndios escolares
description RESUMO: Este artigo teve por objetivo a reconstituição de práticas escolares com base em um inventário de livros de primeira leitura e cartilhas elaboradas em Portugal e no Brasil, entre o fim do século XIX e o princípio do século XX. A hipótese que organizou esta pesquisa foi a de que os livros que ensinavam a ler e a escrever - além de ensinar saberes, talvez antes mesmo de ensinar saberes - pretendiam ensinar códigos de bom comportamento. O trabalho em tela propõe-se a verificar, por meio do estudo de manuais de ensino da leitura em Portugal e no Brasil, como aparecia, nos registros textuais, essa dimensão civilizatória intrínseca à escolarização. Para tanto, o diálogo teórico deu-se com a literatura educacional acerca de livros didáticos; e a metodologia adotada foi a investigação documental, especificamente centrada no estudo dos livros escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302019211242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.40 2019
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557014933504