Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres,Leonor Lima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100009
Resumo: Inscrita numa matriz teórica multirreferencial, a problemática da cultura organizacional tem sido objecto de múltiplos desenvolvimentos conceptuais e diversificadas apropriações políticas e ideológicas. No campo da educação e no contexto mais específico das organizações escolares, as abordagens culturais e simbólicas sofreram algumas inflexões teóricas apenas compreensíveis quando contextualizadas no quadro mais global das políticas internacionais de cariz neoliberal e neoconservador. Neste trabalho, procura-se reflectir criticamente sobre a forma como a problemática da cultura organizacional em contexto escolar passa a ser (re)perspectivada numa altura em que se expandem alguns objectivos e valores políticos associados às ideologias da modernização e da racionalização. Num segundo momento, tomando como ponto de partida a análise de um vasto número de investigações integradas em quatro bases de dados electrónicas de âmbito internacional, debatemos as principais tendências teóricas, conceptuais e metodológicas deste campo de estudo, fazendo sobressair o lugar e o estatuto da escola enquanto contexto privilegiado de investigação, designadamente nos domínios crítico-reflexivos.
id CEDES-1_632d2646a3880b432b77b54c62c6ea0f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000100009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberaisCultura organizacionalCultura escolarPolíticas educativasSociologia das organizações educativasInscrita numa matriz teórica multirreferencial, a problemática da cultura organizacional tem sido objecto de múltiplos desenvolvimentos conceptuais e diversificadas apropriações políticas e ideológicas. No campo da educação e no contexto mais específico das organizações escolares, as abordagens culturais e simbólicas sofreram algumas inflexões teóricas apenas compreensíveis quando contextualizadas no quadro mais global das políticas internacionais de cariz neoliberal e neoconservador. Neste trabalho, procura-se reflectir criticamente sobre a forma como a problemática da cultura organizacional em contexto escolar passa a ser (re)perspectivada numa altura em que se expandem alguns objectivos e valores políticos associados às ideologias da modernização e da racionalização. Num segundo momento, tomando como ponto de partida a análise de um vasto número de investigações integradas em quatro bases de dados electrónicas de âmbito internacional, debatemos as principais tendências teóricas, conceptuais e metodológicas deste campo de estudo, fazendo sobressair o lugar e o estatuto da escola enquanto contexto privilegiado de investigação, designadamente nos domínios crítico-reflexivos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100009Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100009info:eu-repo/semantics/openAccessTorres,Leonor Limapor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
title Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
spellingShingle Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
Torres,Leonor Lima
Cultura organizacional
Cultura escolar
Políticas educativas
Sociologia das organizações educativas
title_short Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
title_full Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
title_fullStr Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
title_full_unstemmed Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
title_sort Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais
author Torres,Leonor Lima
author_facet Torres,Leonor Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres,Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Cultura escolar
Políticas educativas
Sociologia das organizações educativas
topic Cultura organizacional
Cultura escolar
Políticas educativas
Sociologia das organizações educativas
description Inscrita numa matriz teórica multirreferencial, a problemática da cultura organizacional tem sido objecto de múltiplos desenvolvimentos conceptuais e diversificadas apropriações políticas e ideológicas. No campo da educação e no contexto mais específico das organizações escolares, as abordagens culturais e simbólicas sofreram algumas inflexões teóricas apenas compreensíveis quando contextualizadas no quadro mais global das políticas internacionais de cariz neoliberal e neoconservador. Neste trabalho, procura-se reflectir criticamente sobre a forma como a problemática da cultura organizacional em contexto escolar passa a ser (re)perspectivada numa altura em que se expandem alguns objectivos e valores políticos associados às ideologias da modernização e da racionalização. Num segundo momento, tomando como ponto de partida a análise de um vasto número de investigações integradas em quatro bases de dados electrónicas de âmbito internacional, debatemos as principais tendências teóricas, conceptuais e metodológicas deste campo de estudo, fazendo sobressair o lugar e o estatuto da escola enquanto contexto privilegiado de investigação, designadamente nos domínios crítico-reflexivos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.98 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554122960896