Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kramer,Sonia
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002
Resumo: Este trabalho, de natureza teóricoprática, visa apresentar uma alternativa de análise e construção de currículo. Foi produzido a partir de atividades de assessoria, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de educação de diferentes órgãos públicos, especialmente municipais, e está baseado em pesquisas na área, tendo o objetivo de subsidiar a análise crítica de propostas pedagógicas ou curriculares. O texto é orientado pela teoria crítica da cultura e a autora parte do pressuposto de que toda proposta pedagógica é expressão de um projeto político e cultural. Destina-se em particular a profissionais que atuam nas redes de ensino regular. A análise aqui desenvolvida tenta sistematizar as principais questões que precisam ser respondidas na elaboração de projetos curriculares.
id CEDES-1_636856abd66d7cedcfbb3792329c81b2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301997000300002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura críticaMudançaproposta pedagógicacurrículoformação em serviçopolítica pública de educaçãoEste trabalho, de natureza teóricoprática, visa apresentar uma alternativa de análise e construção de currículo. Foi produzido a partir de atividades de assessoria, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de educação de diferentes órgãos públicos, especialmente municipais, e está baseado em pesquisas na área, tendo o objetivo de subsidiar a análise crítica de propostas pedagógicas ou curriculares. O texto é orientado pela teoria crítica da cultura e a autora parte do pressuposto de que toda proposta pedagógica é expressão de um projeto político e cultural. Destina-se em particular a profissionais que atuam nas redes de ensino regular. A análise aqui desenvolvida tenta sistematizar as principais questões que precisam ser respondidas na elaboração de projetos curriculares.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002Educação & Sociedade v.18 n.60 1997reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301997000300002info:eu-repo/semantics/openAccessKramer,Soniapor2001-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301997000300002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-06-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
title Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
spellingShingle Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
Kramer,Sonia
Mudança
proposta pedagógica
currículo
formação em serviço
política pública de educação
title_short Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
title_full Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
title_fullStr Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
title_full_unstemmed Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
title_sort Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica
author Kramer,Sonia
author_facet Kramer,Sonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kramer,Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança
proposta pedagógica
currículo
formação em serviço
política pública de educação
topic Mudança
proposta pedagógica
currículo
formação em serviço
política pública de educação
description Este trabalho, de natureza teóricoprática, visa apresentar uma alternativa de análise e construção de currículo. Foi produzido a partir de atividades de assessoria, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de educação de diferentes órgãos públicos, especialmente municipais, e está baseado em pesquisas na área, tendo o objetivo de subsidiar a análise crítica de propostas pedagógicas ou curriculares. O texto é orientado pela teoria crítica da cultura e a autora parte do pressuposto de que toda proposta pedagógica é expressão de um projeto político e cultural. Destina-se em particular a profissionais que atuam nas redes de ensino regular. A análise aqui desenvolvida tenta sistematizar as principais questões que precisam ser respondidas na elaboração de projetos curriculares.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301997000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.18 n.60 1997
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552373936128