Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Pierro,Maria Clara
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300018
Resumo: O artigo visa identificar temas e processos emergentes do campo das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Aborda inicialmente o processo de redefinição da identidade da educação de jovens e adultos desencadeado pelo reconhecimento da diversidade sociocultural dos educandos, bem como pelo embate entre o paradigma compensatório e a concepção de educação continuada ao longo da vida. Trata, a seguir, dos desafios e impasses das políticas públicas para superar a posição marginal ocupada pela educação de jovens e adultos na reforma educacional da segunda metade da década de 1990. Ao final, sugere que os principais desafios a serem respondidos pelas políticas públicas no presente são os que emergem da agenda de diálogo e conflito entre os movimento em prol da educação de jovens e adultos e os governos, tais como a articulação entre alfabetização e escolarização, as estratégias de financiamento público e colaboração entre as instâncias de governo, bem como a formação e profissionalização dos educadores.
id CEDES-1_65586f79aef763e1060d619e8672854c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000300018
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no BrasilPolíticas educacionaisEducação de jovens e adultosMovimentos sociais e educaçãoO artigo visa identificar temas e processos emergentes do campo das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Aborda inicialmente o processo de redefinição da identidade da educação de jovens e adultos desencadeado pelo reconhecimento da diversidade sociocultural dos educandos, bem como pelo embate entre o paradigma compensatório e a concepção de educação continuada ao longo da vida. Trata, a seguir, dos desafios e impasses das políticas públicas para superar a posição marginal ocupada pela educação de jovens e adultos na reforma educacional da segunda metade da década de 1990. Ao final, sugere que os principais desafios a serem respondidos pelas políticas públicas no presente são os que emergem da agenda de diálogo e conflito entre os movimento em prol da educação de jovens e adultos e os governos, tais como a articulação entre alfabetização e escolarização, as estratégias de financiamento público e colaboração entre as instâncias de governo, bem como a formação e profissionalização dos educadores.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300018Educação & Sociedade v.26 n.92 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000300018info:eu-repo/semantics/openAccessDi Pierro,Maria Clarapor2005-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000300018Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-11-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
title Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
spellingShingle Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
Di Pierro,Maria Clara
Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Movimentos sociais e educação
title_short Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
title_full Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
title_fullStr Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
title_full_unstemmed Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
title_sort Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil
author Di Pierro,Maria Clara
author_facet Di Pierro,Maria Clara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Pierro,Maria Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Movimentos sociais e educação
topic Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Movimentos sociais e educação
description O artigo visa identificar temas e processos emergentes do campo das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Aborda inicialmente o processo de redefinição da identidade da educação de jovens e adultos desencadeado pelo reconhecimento da diversidade sociocultural dos educandos, bem como pelo embate entre o paradigma compensatório e a concepção de educação continuada ao longo da vida. Trata, a seguir, dos desafios e impasses das políticas públicas para superar a posição marginal ocupada pela educação de jovens e adultos na reforma educacional da segunda metade da década de 1990. Ao final, sugere que os principais desafios a serem respondidos pelas políticas públicas no presente são os que emergem da agenda de diálogo e conflito entre os movimento em prol da educação de jovens e adultos e os governos, tais como a articulação entre alfabetização e escolarização, as estratégias de financiamento público e colaboração entre as instâncias de governo, bem como a formação e profissionalização dos educadores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.92 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553786368000