Pesquisar o cotidiano é criar metodologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorio Filho,Aldo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100006
Resumo: O texto busca evidenciar a desafiadora e promissora complexidade da pesquisa no/do cotidiano, destacando e problematizando o seu enfrentamento metodológico exemplificado pela experiência de pesquisa que o subsidiou, no cenário de um cotidiano escolar que guarda intenso, inevitável e inegável envolvimento com seu pesquisador. A pesquisa desafia o autor a refletir sobre o que o faz sentir o que sente quando sente o que sente e a questionar as ações e os percursos que cria ou escolhe para elucidar o que elegeu conhecer, atento, contudo, ao fato de que essa reflexão não o livra de inéditos desafios. Considera imprescindível a criação de novos métodos de ação, pois para apreender o que oferece o espaço/tempo cotidiano, de suspeição permanente da perenidade das certezas, não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos. Portanto, esse enfrentamento exige a criação da amálgama da perspectiva científica com a percepção sensível comum à poesia.
id CEDES-1_66c9712ac9892935e980b18ea2fd0c57
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Pesquisar o cotidiano é criar metodologiasPesquisa no/do/com o cotidianoCotidiano escolarImagem e educaçãoEstética e educaçãoO texto busca evidenciar a desafiadora e promissora complexidade da pesquisa no/do cotidiano, destacando e problematizando o seu enfrentamento metodológico exemplificado pela experiência de pesquisa que o subsidiou, no cenário de um cotidiano escolar que guarda intenso, inevitável e inegável envolvimento com seu pesquisador. A pesquisa desafia o autor a refletir sobre o que o faz sentir o que sente quando sente o que sente e a questionar as ações e os percursos que cria ou escolhe para elucidar o que elegeu conhecer, atento, contudo, ao fato de que essa reflexão não o livra de inéditos desafios. Considera imprescindível a criação de novos métodos de ação, pois para apreender o que oferece o espaço/tempo cotidiano, de suspeição permanente da perenidade das certezas, não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos. Portanto, esse enfrentamento exige a criação da amálgama da perspectiva científica com a percepção sensível comum à poesia.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100006Educação & Sociedade v.28 n.98 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000100006info:eu-repo/semantics/openAccessVictorio Filho,Aldopor2007-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-05-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
title Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
spellingShingle Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
Victorio Filho,Aldo
Pesquisa no/do/com o cotidiano
Cotidiano escolar
Imagem e educação
Estética e educação
title_short Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
title_full Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
title_fullStr Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
title_full_unstemmed Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
title_sort Pesquisar o cotidiano é criar metodologias
author Victorio Filho,Aldo
author_facet Victorio Filho,Aldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Victorio Filho,Aldo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa no/do/com o cotidiano
Cotidiano escolar
Imagem e educação
Estética e educação
topic Pesquisa no/do/com o cotidiano
Cotidiano escolar
Imagem e educação
Estética e educação
description O texto busca evidenciar a desafiadora e promissora complexidade da pesquisa no/do cotidiano, destacando e problematizando o seu enfrentamento metodológico exemplificado pela experiência de pesquisa que o subsidiou, no cenário de um cotidiano escolar que guarda intenso, inevitável e inegável envolvimento com seu pesquisador. A pesquisa desafia o autor a refletir sobre o que o faz sentir o que sente quando sente o que sente e a questionar as ações e os percursos que cria ou escolhe para elucidar o que elegeu conhecer, atento, contudo, ao fato de que essa reflexão não o livra de inéditos desafios. Considera imprescindível a criação de novos métodos de ação, pois para apreender o que oferece o espaço/tempo cotidiano, de suspeição permanente da perenidade das certezas, não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos. Portanto, esse enfrentamento exige a criação da amálgama da perspectiva científica com a percepção sensível comum à poesia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.98 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554118766592