Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117 |
Resumo: | Neste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas. |
id |
FURG-2_ab097b71f739535e4a7b09f83a80aafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6117 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolasCotidianosescolasexclusãopesquisasNeste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 155-186Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 155-1862316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117/3932Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepulveda, Denizede Almeida, Adriana2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6117Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
title |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
spellingShingle |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas Sepulveda, Denize Cotidianos escolas exclusão pesquisas |
title_short |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
title_full |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
title_fullStr |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
title_full_unstemmed |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
title_sort |
Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas |
author |
Sepulveda, Denize |
author_facet |
Sepulveda, Denize de Almeida, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepulveda, Denize de Almeida, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidianos escolas exclusão pesquisas |
topic |
Cotidianos escolas exclusão pesquisas |
description |
Neste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117/3932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 155-186 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 155-186 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249482358784 |