Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepulveda, Denize
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Almeida, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117
Resumo: Neste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas.
id FURG-2_ab097b71f739535e4a7b09f83a80aafd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6117
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolasCotidianosescolasexclusãopesquisasNeste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 155-186Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 155-1862316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117/3932Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepulveda, Denizede Almeida, Adriana2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6117Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
title Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
spellingShingle Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
Sepulveda, Denize
Cotidianos
escolas
exclusão
pesquisas
title_short Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
title_full Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
title_fullStr Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
title_full_unstemmed Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
title_sort Algumas experiências tecidas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas
author Sepulveda, Denize
author_facet Sepulveda, Denize
de Almeida, Adriana
author_role author
author2 de Almeida, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepulveda, Denize
de Almeida, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidianos
escolas
exclusão
pesquisas
topic Cotidianos
escolas
exclusão
pesquisas
description Neste artigo propomos o debate sobre a importância da pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. São descritas as práticas das pesquisadoras sobre temáticas atuais dos estudos nos/dos/com os cotidianos, bem como os princípios da ciência e da pesquisa. O objetivo é compreender os processos cotidianos como lócus de produção de preconceitos e discriminações praticados contra alunos e alunas com orientação homossexual e, também entender a problemática do fracasso e da evasão escolar. Desse modo, destacamos o paradigma indiciário e a análise do discurso como fundamento teórico-metodológico que nos permite interpretações diferentes da realidade. Consideramos que as práticas cotidianas são sociais e favorecem os processos de exclusão, também desenvolvidos nas e pelas escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6117/3932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 155-186
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 155-186
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249482358784