Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra,Luísa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nogueira,Conceição, Magalhães,Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008
Resumo: Os esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual.
id CEDES-1_6c70ceee9bba32aea07031425d2a3832
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexualSexualidadeGéneroDuplo padrão sexualPadrão sexual singularOs esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSaavedra,LuísaNogueira,ConceiçãoMagalhães,Sarapor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
title Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
spellingShingle Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
Saavedra,Luísa
Sexualidade
Género
Duplo padrão sexual
Padrão sexual singular
title_short Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
title_full Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
title_fullStr Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
title_full_unstemmed Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
title_sort Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
author Saavedra,Luísa
author_facet Saavedra,Luísa
Nogueira,Conceição
Magalhães,Sara
author_role author
author2 Nogueira,Conceição
Magalhães,Sara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra,Luísa
Nogueira,Conceição
Magalhães,Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Género
Duplo padrão sexual
Padrão sexual singular
topic Sexualidade
Género
Duplo padrão sexual
Padrão sexual singular
description Os esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.110 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554821312512