Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008 |
Resumo: | Os esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual. |
id |
CEDES-1_6c70ceee9bba32aea07031425d2a3832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302010000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexualSexualidadeGéneroDuplo padrão sexualPadrão sexual singularOs esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSaavedra,LuísaNogueira,ConceiçãoMagalhães,Sarapor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
title |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
spellingShingle |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual Saavedra,Luísa Sexualidade Género Duplo padrão sexual Padrão sexual singular |
title_short |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
title_full |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
title_fullStr |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
title_full_unstemmed |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
title_sort |
Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual |
author |
Saavedra,Luísa |
author_facet |
Saavedra,Luísa Nogueira,Conceição Magalhães,Sara |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira,Conceição Magalhães,Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saavedra,Luísa Nogueira,Conceição Magalhães,Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Género Duplo padrão sexual Padrão sexual singular |
topic |
Sexualidade Género Duplo padrão sexual Padrão sexual singular |
description |
Os esforços para diminuir os comportamentos sexuais de risco de adolescentes e jovens têm conduzido a resultados que ficam aquém das expectativas. Algumas causas para este fracasso parecem dever-se ao seu desconhecimento sobre os mitos e crenças associados à sexualidade. Tentando ultrapassar algumas das limitações de estudos anteriores, o objectivo deste trabalhar foi auscultar directamente jovens adolescentes,1 procurando entender, de uma forma mais espontânea e profunda, as percepções e crenças associadas às relações amorosas e sexuais. Para isso, recolheram-se os seus discursos ao longo de um programa de educação sexual e usou-se a Análise Foucaudiana do Discurso como método de análise dos resultados. Estes apontam para a presença do duplo padrão sexual, embora pareça desenhar-se uma tendência para um padrão sexual singular e para a pouca importância atribuída aos comportamentos de prevenção. Conclui-se com a referência a algumas pistas para a educação sexual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302010000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.31 n.110 2010 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554821312512 |