Uma "boa" educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saint Martin,Monique de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006
Resumo: Uma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas.
id CEDES-1_702e1bd414b71c8caaf16d92d10ecd3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Uma "boa" educaçãoEducaçãoburguesiaaristocraciagênerocapital moralUma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006Educação &amp; Sociedade v.20 n.66 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSaint Martin,Monique depor2000-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-05-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma "boa" educação
title Uma "boa" educação
spellingShingle Uma "boa" educação
Saint Martin,Monique de
Educação
burguesia
aristocracia
gênero
capital moral
title_short Uma "boa" educação
title_full Uma "boa" educação
title_fullStr Uma "boa" educação
title_full_unstemmed Uma "boa" educação
title_sort Uma "boa" educação
author Saint Martin,Monique de
author_facet Saint Martin,Monique de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saint Martin,Monique de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
burguesia
aristocracia
gênero
capital moral
topic Educação
burguesia
aristocracia
gênero
capital moral
description Uma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação &amp; Sociedade v.20 n.66 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552427413504