Uma "boa" educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006 |
Resumo: | Uma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas. |
id |
CEDES-1_702e1bd414b71c8caaf16d92d10ecd3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000100006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma "boa" educaçãoEducaçãoburguesiaaristocraciagênerocapital moralUma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006Educação & Sociedade v.20 n.66 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSaint Martin,Monique depor2000-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-05-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma "boa" educação |
title |
Uma "boa" educação |
spellingShingle |
Uma "boa" educação Saint Martin,Monique de Educação burguesia aristocracia gênero capital moral |
title_short |
Uma "boa" educação |
title_full |
Uma "boa" educação |
title_fullStr |
Uma "boa" educação |
title_full_unstemmed |
Uma "boa" educação |
title_sort |
Uma "boa" educação |
author |
Saint Martin,Monique de |
author_facet |
Saint Martin,Monique de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saint Martin,Monique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação burguesia aristocracia gênero capital moral |
topic |
Educação burguesia aristocracia gênero capital moral |
description |
Uma educação ética <small>3/4</small> uma "boa" educação <small>3/4</small> de sua filhas sempre representou uma preocupação central para as camadas dominantes da burguesia e da aristocracia. A instrução, por outro lado, por visar essencialmente atividades intelectuais, sempre foi vista como secundária, assim como, no caso dessas moças, a transmissão do capital cultural e econômico. Mais do que uma exceção, a escola "Notre-Dame des Oiseaux" representa um caso-limite. Com algumas concessões à nova moralidade burguesa e na base de uma homogeneidade consistente, não apenas das alunas como das docentes e freiras, a educação das moças desse meio continua centrada no preparo para um papel específico - o de mãe "feliz", esposa culta, com um emprego (embora disposta a abandoná-lo), pia e envolvida em ações caridosas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.66 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552427413504 |