Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão,Maria Eugénia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200007
Resumo: Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização - prestação de contas (accountability) -, com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.
id CEDES-1_8e2cf5fb56ebf9cdbe5a6227933a4391
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000200007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexãoPrestação de contasModelo de valor acrescentadoAvaliação educacionalDesde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização - prestação de contas (accountability) -, com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200007Educação & Sociedade v.33 n.119 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000200007info:eu-repo/semantics/openAccessFerrão,Maria Eugéniapor2012-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-08-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
title Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
spellingShingle Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
Ferrão,Maria Eugénia
Prestação de contas
Modelo de valor acrescentado
Avaliação educacional
title_short Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
title_full Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
title_fullStr Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
title_full_unstemmed Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
title_sort Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão
author Ferrão,Maria Eugénia
author_facet Ferrão,Maria Eugénia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão,Maria Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de contas
Modelo de valor acrescentado
Avaliação educacional
topic Prestação de contas
Modelo de valor acrescentado
Avaliação educacional
description Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização - prestação de contas (accountability) -, com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.119 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555222917120