Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200004 |
Resumo: | Este artigo discute como as políticas educacionais latino-americanas têm alterado a realidade escolar e, particularmente, a relação entre trabalhadores docentes e escola. Parte de referenciais teóricos desenvolvidos em outros contextos - Europa e América do Norte - para analisar resultados de pesquisa documental realizada sobre a política educacional em curso em alguns países latino-americanos e pesquisa empírica desenvolvida com trabalhadores docentes de escola básica pública no Brasil. Constata-se que tais políticas têm engendrado nova organização do trabalho escolar que reflete um modelo de regulação educativa, produto de novas articulações entre as demandas globais e as respostas locais. Por meio da descentralização administrativa, financeira e pedagógica as escolas têm adquirido maior flexibilidade e autonomia, mas também têm respondido a uma demanda crescente de atividades e responsabilidades, o que tem contribuído para a intensificação e auto-intensificação do trabalho docente. |
id |
CEDES-1_906beb774b2e34f6db3b92990b48f38d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000200004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americanoTrabalho docentePolítica educacionalRegulaçãoAmérica LatinaEste artigo discute como as políticas educacionais latino-americanas têm alterado a realidade escolar e, particularmente, a relação entre trabalhadores docentes e escola. Parte de referenciais teóricos desenvolvidos em outros contextos - Europa e América do Norte - para analisar resultados de pesquisa documental realizada sobre a política educacional em curso em alguns países latino-americanos e pesquisa empírica desenvolvida com trabalhadores docentes de escola básica pública no Brasil. Constata-se que tais políticas têm engendrado nova organização do trabalho escolar que reflete um modelo de regulação educativa, produto de novas articulações entre as demandas globais e as respostas locais. Por meio da descentralização administrativa, financeira e pedagógica as escolas têm adquirido maior flexibilidade e autonomia, mas também têm respondido a uma demanda crescente de atividades e responsabilidades, o que tem contribuído para a intensificação e auto-intensificação do trabalho docente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200004Educação & Sociedade v.28 n.99 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000200004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Dalila Andradepor2007-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000200004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-09-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
title |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
spellingShingle |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano Oliveira,Dalila Andrade Trabalho docente Política educacional Regulação América Latina |
title_short |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
title_full |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
title_fullStr |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
title_full_unstemmed |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
title_sort |
Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano |
author |
Oliveira,Dalila Andrade |
author_facet |
Oliveira,Dalila Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Dalila Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Política educacional Regulação América Latina |
topic |
Trabalho docente Política educacional Regulação América Latina |
description |
Este artigo discute como as políticas educacionais latino-americanas têm alterado a realidade escolar e, particularmente, a relação entre trabalhadores docentes e escola. Parte de referenciais teóricos desenvolvidos em outros contextos - Europa e América do Norte - para analisar resultados de pesquisa documental realizada sobre a política educacional em curso em alguns países latino-americanos e pesquisa empírica desenvolvida com trabalhadores docentes de escola básica pública no Brasil. Constata-se que tais políticas têm engendrado nova organização do trabalho escolar que reflete um modelo de regulação educativa, produto de novas articulações entre as demandas globais e as respostas locais. Por meio da descentralização administrativa, financeira e pedagógica as escolas têm adquirido maior flexibilidade e autonomia, mas também têm respondido a uma demanda crescente de atividades e responsabilidades, o que tem contribuído para a intensificação e auto-intensificação do trabalho docente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.99 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554131349504 |