Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Newton
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015
Resumo: O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.
id CEDES-1_a529f8af9e8cd399c38f2890bb644436
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000200015
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)Formação de professoresEpistemologia da práticaProfessor reflexivoConhecimento tácitoConhecimento escolarO objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015Educação & Sociedade v.24 n.83 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000200015info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Newtonpor2003-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-09-18T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
title Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
spellingShingle Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
Duarte,Newton
Formação de professores
Epistemologia da prática
Professor reflexivo
Conhecimento tácito
Conhecimento escolar
title_short Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
title_full Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
title_fullStr Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
title_full_unstemmed Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
title_sort Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
author Duarte,Newton
author_facet Duarte,Newton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Epistemologia da prática
Professor reflexivo
Conhecimento tácito
Conhecimento escolar
topic Formação de professores
Epistemologia da prática
Professor reflexivo
Conhecimento tácito
Conhecimento escolar
description O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.83 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553374277632