Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015 |
Resumo: | O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores. |
id |
CEDES-1_a529f8af9e8cd399c38f2890bb644436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302003000200015 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)Formação de professoresEpistemologia da práticaProfessor reflexivoConhecimento tácitoConhecimento escolarO objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015Educação & Sociedade v.24 n.83 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000200015info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Newtonpor2003-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-09-18T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
title |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
spellingShingle |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) Duarte,Newton Formação de professores Epistemologia da prática Professor reflexivo Conhecimento tácito Conhecimento escolar |
title_short |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
title_full |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
title_fullStr |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
title_full_unstemmed |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
title_sort |
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) |
author |
Duarte,Newton |
author_facet |
Duarte,Newton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte,Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Epistemologia da prática Professor reflexivo Conhecimento tácito Conhecimento escolar |
topic |
Formação de professores Epistemologia da prática Professor reflexivo Conhecimento tácito Conhecimento escolar |
description |
O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302003000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.24 n.83 2003 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553374277632 |