O Conhecimento Tácito e a Supervisão na Formação do Psicólogo
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2011v17n1p146 |
Resumo: | Neste artigo discute-se como o conhecimento tácito pode ser valorizado na situação de supervisão durante a formação do psicólogo. A noção de conhecimento tácito utilizada é fundamentada em Michael Polanyi, filósofo e cientista húngaro. Ao tomar como ponto de partida ideias da Psicologia da Gestalt para compreender a dimensão pré-reflexiva do conhecimento, Polanyi investiga o conhecimento tácito. Este se desenvolve a partir da experiência direta e está incorporado às capacidades afetivas, cognitivas e motoras, mas que encontra dificuldades em ser comunicado através da verbalização. A supervalorização do conhecimento em nível teórico de forma desarticulada com a prática, durante a formação do psicólogo, é questionada. A supervisão sendo o contexto específico onde o estudante de psicologia pode refletir sobre sua própria prática através da narrativa, torna-se uma circunstância privilegiada para investigação e intervenção no conhecimento tácito, e para as possibilidades de conversão mútua entre este e o conhecimento explícito. |
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O Conhecimento Tácito e a Supervisão na Formação do PsicólogoConhecimento TácitoSupervisãoFormação do Psicólogo.Neste artigo discute-se como o conhecimento tácito pode ser valorizado na situação de supervisão durante a formação do psicólogo. A noção de conhecimento tácito utilizada é fundamentada em Michael Polanyi, filósofo e cientista húngaro. Ao tomar como ponto de partida ideias da Psicologia da Gestalt para compreender a dimensão pré-reflexiva do conhecimento, Polanyi investiga o conhecimento tácito. Este se desenvolve a partir da experiência direta e está incorporado às capacidades afetivas, cognitivas e motoras, mas que encontra dificuldades em ser comunicado através da verbalização. A supervalorização do conhecimento em nível teórico de forma desarticulada com a prática, durante a formação do psicólogo, é questionada. A supervisão sendo o contexto específico onde o estudante de psicologia pode refletir sobre sua própria prática através da narrativa, torna-se uma circunstância privilegiada para investigação e intervenção no conhecimento tácito, e para as possibilidades de conversão mútua entre este e o conhecimento explícito.Editora PUC Minas2011-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2011v17n1p14610.5752/P.1678-9563.2011v17n1p146Psicologia em Revista; v. 17 n. 1 (2011): Psicologia em Revista; 146-1601678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2011v17n1p146/2644Carneiro, Virginia TelesCaldas, Marcus TulioSampaio, Sonia Maria Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1755Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:54Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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