LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000105002 |
Resumo: | RESUMO Apesar da ampliação do horizonte de expectativas para a juventude negra a partir das ações afirmativas, não houve consideração tanto por legisladores quanto pelos movimentos sociais de um aspecto fundamental da política para os próximos dez anos: o seu financiamento. Por meio de pesquisa documental em leis, jornais, documentos do movimento social negro e de Congressos Internacionais, observamos que os antecedentes transnacionais via UNESCO produziram uma agenda política inovadora por parte de intelectuais negros e permitiu a construção de um campo normativo com base na diversidade cultural. A sua retomada após a abertura política provocou distintas reações, resultando no questionamento e no redirecionamento da constituição do Fundo Social do Pré-Sal, que viria a financiar, entre outras políticas públicas, a democratização do Ensino Superior. |
id |
CEDES-1_a60425d65e07122386f010c6e37f77db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302022000105002 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIOLei de cotasFinanciamentoInternacionalismo culturalEducaçãoMovimento negroRESUMO Apesar da ampliação do horizonte de expectativas para a juventude negra a partir das ações afirmativas, não houve consideração tanto por legisladores quanto pelos movimentos sociais de um aspecto fundamental da política para os próximos dez anos: o seu financiamento. Por meio de pesquisa documental em leis, jornais, documentos do movimento social negro e de Congressos Internacionais, observamos que os antecedentes transnacionais via UNESCO produziram uma agenda política inovadora por parte de intelectuais negros e permitiu a construção de um campo normativo com base na diversidade cultural. A sua retomada após a abertura política provocou distintas reações, resultando no questionamento e no redirecionamento da constituição do Fundo Social do Pré-Sal, que viria a financiar, entre outras políticas públicas, a democratização do Ensino Superior.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000105002Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.254982info:eu-repo/semantics/openAccessSilvério,Valter RobertoTrindade,Luana Ribeiro daConceição,Iberê Araujo daSilva,Nikolas Pallisserpor2022-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000105002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-11-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
title |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
spellingShingle |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO Silvério,Valter Roberto Lei de cotas Financiamento Internacionalismo cultural Educação Movimento negro |
title_short |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
title_full |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
title_fullStr |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
title_full_unstemmed |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
title_sort |
LEI DE COTAS +10: O FINANCIAMENTO COMO DESAFIO |
author |
Silvério,Valter Roberto |
author_facet |
Silvério,Valter Roberto Trindade,Luana Ribeiro da Conceição,Iberê Araujo da Silva,Nikolas Pallisser |
author_role |
author |
author2 |
Trindade,Luana Ribeiro da Conceição,Iberê Araujo da Silva,Nikolas Pallisser |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvério,Valter Roberto Trindade,Luana Ribeiro da Conceição,Iberê Araujo da Silva,Nikolas Pallisser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei de cotas Financiamento Internacionalismo cultural Educação Movimento negro |
topic |
Lei de cotas Financiamento Internacionalismo cultural Educação Movimento negro |
description |
RESUMO Apesar da ampliação do horizonte de expectativas para a juventude negra a partir das ações afirmativas, não houve consideração tanto por legisladores quanto pelos movimentos sociais de um aspecto fundamental da política para os próximos dez anos: o seu financiamento. Por meio de pesquisa documental em leis, jornais, documentos do movimento social negro e de Congressos Internacionais, observamos que os antecedentes transnacionais via UNESCO produziram uma agenda política inovadora por parte de intelectuais negros e permitiu a construção de um campo normativo com base na diversidade cultural. A sua retomada após a abertura política provocou distintas reações, resultando no questionamento e no redirecionamento da constituição do Fundo Social do Pré-Sal, que viria a financiar, entre outras políticas públicas, a democratização do Ensino Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000105002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000105002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.254982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.43 2022 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557587456000 |