O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/442 |
Resumo: | O presente artigo estabelece um paralelo entre os materiais bibliográficos referentes ao período escravocrata vivido no Brasil, bem como suas cicatrizes pulsantes até os dias atuais. Pretende-se, por meio desse histórico legitimar as lutas do Movimento Negro para o rompimento do ciclo vicioso, no qual o negro mantém-se como a base do sistema hierárquico capitalista, permanecendo marginalizado pela, e na sociedade. Com base em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e no método materialista histórico-dialético, foi atribuído corpo à ideia de produzir um material científico que apresentasse questionamentos e viabilizasse um suporte para reflexões acerca das disparidades entre negros e brancos no Brasil, sobretudo na área educacional. Objetiva-se com isso, discutir a política de cotas étnico-raciais como um mecanismo de justiça social e de democratização do ensino, tendo por finalidade viabilizar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no sistema federal de ensino médio e superior público, com o propósito de reparar a dívida histórica com o grupo que por tanto tempo teve seus direitos negados, e que anseia pela retirada completa de suas amarras. |
id |
IFES-1_589090e6f065458d47779e3d5abe7334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/442 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAISAções AfirmativasCotas étnico-raciaisEducaçãoMovimento NegroRacismoO presente artigo estabelece um paralelo entre os materiais bibliográficos referentes ao período escravocrata vivido no Brasil, bem como suas cicatrizes pulsantes até os dias atuais. Pretende-se, por meio desse histórico legitimar as lutas do Movimento Negro para o rompimento do ciclo vicioso, no qual o negro mantém-se como a base do sistema hierárquico capitalista, permanecendo marginalizado pela, e na sociedade. Com base em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e no método materialista histórico-dialético, foi atribuído corpo à ideia de produzir um material científico que apresentasse questionamentos e viabilizasse um suporte para reflexões acerca das disparidades entre negros e brancos no Brasil, sobretudo na área educacional. Objetiva-se com isso, discutir a política de cotas étnico-raciais como um mecanismo de justiça social e de democratização do ensino, tendo por finalidade viabilizar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no sistema federal de ensino médio e superior público, com o propósito de reparar a dívida histórica com o grupo que por tanto tempo teve seus direitos negados, e que anseia pela retirada completa de suas amarras.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/44210.36524/ric.v5i2.442Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 135-1492359-479910.36524/ric.v5i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/442/389Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessGUIMARÃES, JOÃO VITOR RAMOS2020-01-06T12:05:52Zoai::article/442Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.921466Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
title |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
spellingShingle |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS GUIMARÃES, JOÃO VITOR RAMOS Ações Afirmativas Cotas étnico-raciais Educação Movimento Negro Racismo |
title_short |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
title_full |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
title_fullStr |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
title_full_unstemmed |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
title_sort |
O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS |
author |
GUIMARÃES, JOÃO VITOR RAMOS |
author_facet |
GUIMARÃES, JOÃO VITOR RAMOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUIMARÃES, JOÃO VITOR RAMOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Afirmativas Cotas étnico-raciais Educação Movimento Negro Racismo |
topic |
Ações Afirmativas Cotas étnico-raciais Educação Movimento Negro Racismo |
description |
O presente artigo estabelece um paralelo entre os materiais bibliográficos referentes ao período escravocrata vivido no Brasil, bem como suas cicatrizes pulsantes até os dias atuais. Pretende-se, por meio desse histórico legitimar as lutas do Movimento Negro para o rompimento do ciclo vicioso, no qual o negro mantém-se como a base do sistema hierárquico capitalista, permanecendo marginalizado pela, e na sociedade. Com base em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e no método materialista histórico-dialético, foi atribuído corpo à ideia de produzir um material científico que apresentasse questionamentos e viabilizasse um suporte para reflexões acerca das disparidades entre negros e brancos no Brasil, sobretudo na área educacional. Objetiva-se com isso, discutir a política de cotas étnico-raciais como um mecanismo de justiça social e de democratização do ensino, tendo por finalidade viabilizar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no sistema federal de ensino médio e superior público, com o propósito de reparar a dívida histórica com o grupo que por tanto tempo teve seus direitos negados, e que anseia pela retirada completa de suas amarras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/442 10.36524/ric.v5i2.442 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/442 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v5i2.442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/442/389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 135-149 2359-4799 10.36524/ric.v5i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024901173248 |