Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Luiz Antonio de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento,Rita Gomes do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300007
Resumo: O texto visa apresentar um roteiro para a história das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, a partir da consideração das suas relações com as políticas indigenistas. Na articulação entre os campos indigenista e da educação sugere pensar como as questões das diferenças culturais dos povos indígenas orientaram diferentes projetos de educação escolar indígena. No roteiro proposto, parte-se do período "assimilacionista" e "civilizatório" do início do século XX, marcado pela ideia de uma necessária unidade da nação, passando pelas reformas desta política em que é reconhecida a importância do ensino bilíngue nos processos de escolarização, até o momento atual, caracterizado pela busca do reconhecimento da diversidade cultural como direito fundamental, colocando novos desafios para as políticas educacionais.
id CEDES-1_b3d7ed29daa8c14597f21c3fd4ab9c55
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000300007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacionalEducação escolar indígenaIndigenismoPolíticas educacionaisO texto visa apresentar um roteiro para a história das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, a partir da consideração das suas relações com as políticas indigenistas. Na articulação entre os campos indigenista e da educação sugere pensar como as questões das diferenças culturais dos povos indígenas orientaram diferentes projetos de educação escolar indígena. No roteiro proposto, parte-se do período "assimilacionista" e "civilizatório" do início do século XX, marcado pela ideia de uma necessária unidade da nação, passando pelas reformas desta política em que é reconhecida a importância do ensino bilíngue nos processos de escolarização, até o momento atual, caracterizado pela busca do reconhecimento da diversidade cultural como direito fundamental, colocando novos desafios para as políticas educacionais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300007Educação & Sociedade v.33 n.120 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Luiz Antonio deNascimento,Rita Gomes dopor2012-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000300007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-10-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
title Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
spellingShingle Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
Oliveira,Luiz Antonio de
Educação escolar indígena
Indigenismo
Políticas educacionais
title_short Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
title_full Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
title_fullStr Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
title_full_unstemmed Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
title_sort Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional
author Oliveira,Luiz Antonio de
author_facet Oliveira,Luiz Antonio de
Nascimento,Rita Gomes do
author_role author
author2 Nascimento,Rita Gomes do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Luiz Antonio de
Nascimento,Rita Gomes do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Indigenismo
Políticas educacionais
topic Educação escolar indígena
Indigenismo
Políticas educacionais
description O texto visa apresentar um roteiro para a história das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, a partir da consideração das suas relações com as políticas indigenistas. Na articulação entre os campos indigenista e da educação sugere pensar como as questões das diferenças culturais dos povos indígenas orientaram diferentes projetos de educação escolar indígena. No roteiro proposto, parte-se do período "assimilacionista" e "civilizatório" do início do século XX, marcado pela ideia de uma necessária unidade da nação, passando pelas reformas desta política em que é reconhecida a importância do ensino bilíngue nos processos de escolarização, até o momento atual, caracterizado pela busca do reconhecimento da diversidade cultural como direito fundamental, colocando novos desafios para as políticas educacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.120 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555239694336