Processos de produção das elites escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandao,Zaia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho,Cynthia Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200015
Resumo: O texto traz a síntese de uma trajetória de mais de 10 anos de pesquisa em sociologia da educação. Após uma breve contextualização e descrição do programa de pesquisas desenvolvido, são apresentados os principais resultados e desafios enfrentados no processo de investigação no período, assim como os caminhos tomados para enfrentá-los. O foco principal dos esforços de investigação é a formação das elites escolares, inspirado nos estudos desenvolvidos por Pierre Bourdieu. As pesquisas foram desenvolvidas utilizando tanto métodos qualitativos como quantitativos, construindo uma perspectiva global de análise. Este percurso tem favorecido uma compreensão mais densa dos processos escolares e dos diferentes agentes envolvidos na produção das elites escolares, tanto nos sistemas públicos de ensino como na rede privada
id CEDES-1_b46b2ed808932efcd5abc1772698ffbf
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000200015
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Processos de produção das elites escolaresSociologia da educaçãoPesquisaElites escolaresO texto traz a síntese de uma trajetória de mais de 10 anos de pesquisa em sociologia da educação. Após uma breve contextualização e descrição do programa de pesquisas desenvolvido, são apresentados os principais resultados e desafios enfrentados no processo de investigação no período, assim como os caminhos tomados para enfrentá-los. O foco principal dos esforços de investigação é a formação das elites escolares, inspirado nos estudos desenvolvidos por Pierre Bourdieu. As pesquisas foram desenvolvidas utilizando tanto métodos qualitativos como quantitativos, construindo uma perspectiva global de análise. Este percurso tem favorecido uma compreensão mais densa dos processos escolares e dos diferentes agentes envolvidos na produção das elites escolares, tanto nos sistemas públicos de ensino como na rede privadaCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200015Educação & Sociedade v.32 n.115 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000200015info:eu-repo/semantics/openAccessBrandao,ZaiaCarvalho,Cynthia Paes depor2011-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000200015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-08-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de produção das elites escolares
title Processos de produção das elites escolares
spellingShingle Processos de produção das elites escolares
Brandao,Zaia
Sociologia da educação
Pesquisa
Elites escolares
title_short Processos de produção das elites escolares
title_full Processos de produção das elites escolares
title_fullStr Processos de produção das elites escolares
title_full_unstemmed Processos de produção das elites escolares
title_sort Processos de produção das elites escolares
author Brandao,Zaia
author_facet Brandao,Zaia
Carvalho,Cynthia Paes de
author_role author
author2 Carvalho,Cynthia Paes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandao,Zaia
Carvalho,Cynthia Paes de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Pesquisa
Elites escolares
topic Sociologia da educação
Pesquisa
Elites escolares
description O texto traz a síntese de uma trajetória de mais de 10 anos de pesquisa em sociologia da educação. Após uma breve contextualização e descrição do programa de pesquisas desenvolvido, são apresentados os principais resultados e desafios enfrentados no processo de investigação no período, assim como os caminhos tomados para enfrentá-los. O foco principal dos esforços de investigação é a formação das elites escolares, inspirado nos estudos desenvolvidos por Pierre Bourdieu. As pesquisas foram desenvolvidas utilizando tanto métodos qualitativos como quantitativos, construindo uma perspectiva global de análise. Este percurso tem favorecido uma compreensão mais densa dos processos escolares e dos diferentes agentes envolvidos na produção das elites escolares, tanto nos sistemas públicos de ensino como na rede privada
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.115 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554918830080