Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013 |
Resumo: | O sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior. |
id |
CEDES-1_b608c363a035754fb1395878965dce1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302006000300013 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confrontoEnsino superiorTécnica, ciência e tecnologiaCidadão produtivoTecnólogoO sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013Educação & Sociedade v.27 n.96 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000300013info:eu-repo/semantics/openAccessCiavatta,Mariapor2006-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000300013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
title |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
spellingShingle |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto Ciavatta,Maria Ensino superior Técnica, ciência e tecnologia Cidadão produtivo Tecnólogo |
title_short |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
title_full |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
title_fullStr |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
title_full_unstemmed |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
title_sort |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto |
author |
Ciavatta,Maria |
author_facet |
Ciavatta,Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciavatta,Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Técnica, ciência e tecnologia Cidadão produtivo Tecnólogo |
topic |
Ensino superior Técnica, ciência e tecnologia Cidadão produtivo Tecnólogo |
description |
O sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302006000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.27 n.96 2006 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554091503616 |