Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciavatta,Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013
Resumo: O sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior.
id CEDES-1_b608c363a035754fb1395878965dce1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000300013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confrontoEnsino superiorTécnica, ciência e tecnologiaCidadão produtivoTecnólogoO sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013Educação & Sociedade v.27 n.96 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000300013info:eu-repo/semantics/openAccessCiavatta,Mariapor2006-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000300013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
title Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
spellingShingle Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
Ciavatta,Maria
Ensino superior
Técnica, ciência e tecnologia
Cidadão produtivo
Tecnólogo
title_short Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
title_full Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
title_fullStr Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
title_full_unstemmed Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
title_sort Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto
author Ciavatta,Maria
author_facet Ciavatta,Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciavatta,Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Técnica, ciência e tecnologia
Cidadão produtivo
Tecnólogo
topic Ensino superior
Técnica, ciência e tecnologia
Cidadão produtivo
Tecnólogo
description O sentido educacional que os Centros Federais de Educação Tecnológica assumem ao se tornarem, progressivamente, instituições de ensino superior, exige que se defina que ser humano se quer formar e a que finalidades se destina a educação. Cabe ainda uma reflexão sobre a questão da técnica, da ciência e da tecnologia e sua relação com o trabalho e a educação. Tendo como horizonte uma visão de totalidade social dos fenômenos, nas múltiplas relações que estabelecem, portanto, na sua complexidade, trataremos do tema proposto em sua dimensão histórica e política. Primeiro, refletimos sobre o significado da técnica e sua relação com o conhecimento, a ciência e as tecnologias. A seguir, trataremos dos termos cidadão produtivo e/ou emancipado e da estrutura social brasileira e suas grandes desigualdades. Por último, da questão da universidade, da produção do conhecimento e de sua relação com o ensino médio e a formação de tecnólogos em nível superior.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.96 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554091503616